Nome: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo
Autor: Benjamin Alire SáenzEditora: Seguinte
Páginas: 392
Por que sorrimos? Por que damos risada? Por que nos sentimos sós? Por que somos tristes e confusos? Por que lemos poesia? Por que choramos ao ver uma pintura? Por que nosso coração se descontrola quando estamos apaixonados? Por que sentimos vergonha? O que é essa coisa no fundo das entranhas chamada desejo?El Paso, Texas, EUA, 1987. Aristóteles é um garoto solitário, sem amigos e com uma família com a qual ele não tem intimidade. Dante, por sua vez, é um garoto desinibido, próximo a seus pais e que sempre tem um sorriso na boca. Durante o verão, os dois garotos se encontram na piscina, e Dante ensina Ari a nadar. As aulas de natação evoluíram para uma grande amizade, com muito amor e carinho, diferente de qualquer coisa que Ari já tinha imaginado.
Eu gostei muito de Ari. Ele se sente sozinho, já que é diferente dos meninos da sua idade e não tem intimidade com sua família. Suas irmãs são 12 anos mais velhas e seus pais fingem que seu irmão, que está preso, não existe - o que revolta o personagem. O pai dele voltou diferente do Vietnã e não dá abertura ao filho, e a mãe, segundo ele, é uma fascista que o controla sempre. Ari com certeza seria amigo de Charlie, de "As Vantagens de Ser Invisível", já que ambos adoram pensar na vida. Ari está sempre cheio de conflitos internos e pensamentos aleatórios e inspiradores. Ele não se conhece, e sonha com o dia em que vai saber quem realmente é.
O Problema da minha vida era que ela tinha sido ideia de outra pessoa.
Então passei a me chamar Ari. Se tirasse uma letra, meu nome seria Ar. Achava que devia ser ótimo ser o ar. Eu poderia ser alguma coisa e nada ao mesmo tempo. Ser necessário e invisível. Todos precisariam de mim e ninguém conseguiria me ver.
Adorei Dante, que foi sempre admirado por Ari, e de seu modo leve e feliz de levar a vida. Ao contrário da maior parte dos adolescentes, Dante admite que é louco pelos pais, e esse relacionamento dele com seus pais encanta Ari. Mesmo com tanta positividade, Dante tem dificuldades em se encontrar, seja como descendente de mexicanos: ele não se vê nem americano, nem mexicano. Ele ama nadar, e fica feliz em ensinar seu novo amigo. Com o tempo, ele vai se descobrindo - e seus sentimentos por Ari podem não ser o que ele imaginava que eram de início.
Um dia eu vou desvendar todos os segredos do Universo.
O livro é separado em 6 grandes capítulos e vários subcapítulos, a maior parte deles curtos, todos narrados por Ari. A linguagem é simples, e faz com que a leitura flua de modo fácil e rápido. A cada pensamento do personagem, ficava ainda mais envolvida e encantada pela história. O livro ganhou o Printz Award, e não é à toa.
Antes de tudo, preciso falar dessa capa. Não é maravilhosa? O céu azul, no meio do deserto de El Paso, os desenhos (detalhe para a caveira mexicana lá em cima), a letra... Realmente, capricharam na capa! Agora, sobre a história, eu me encantei com o livro. A relação de Ari e Dante é simples e evolui rapidamente, os dois se deram bem desde o início e é uma delícia ver a interação entre eles. Assim que comecei a ler, não consegui parar até acabar. Amei conhecer cada personagem e entrar na mente e no mundo de Ari. Recomendo sem pestanejar!
Antes de tudo, preciso falar dessa capa. Não é maravilhosa? O céu azul, no meio do deserto de El Paso, os desenhos (detalhe para a caveira mexicana lá em cima), a letra... Realmente, capricharam na capa! Agora, sobre a história, eu me encantei com o livro. A relação de Ari e Dante é simples e evolui rapidamente, os dois se deram bem desde o início e é uma delícia ver a interação entre eles. Assim que comecei a ler, não consegui parar até acabar. Amei conhecer cada personagem e entrar na mente e no mundo de Ari. Recomendo sem pestanejar!
Benjamin Alire Sáenz nasceu em 1954, no Novo México, EUA. É chefe do departamento de escrita criativa da Universidade do Texas em El Paso e escreve prosa e poesia para jovens e adultos. Em 2013, "Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo" foi escolhido livro de honra do Michael L. Printz Award e recebeu o Stonewall Book Award, entre vários outros prêmios.
O livro será lançado pela Editora Seguinte no dia 30 de abril!
Nossa que capa linda desse livro :D
ResponderExcluirTe indiquei para uma tag dar uma olhada depois
http://livrosseriesemelodias.blogspot.com.br/2014/04/tag-inspiring-blog-award.html
Eba! Vou passar para ver a tag! Obrigada pela indicação! :)
ExcluirA capa é maravilhosa, né?
Beijos!
Uau, que livro bacana, a proposta é incrível, fiquei bem curiosa, ainda mais com uma capa maravilhosa dessas é claro que quero ler o quanto antes.
ResponderExcluirBeijos.
Leituras da Paty
Com certeza vale a pena a leitura, Paty! O livro é ótimo! :)
ExcluirEssa capa é linda demais..leria por ela com certeza! Ótima resenha, gostei de conhecer o livro :)
ResponderExcluirwww.chadecalmila.com
A capa é maravilhosa, né? :)
ExcluirFico feliz que tenha gostado!
Beijos!
Nossa, que capa MARAVILHOSA! Um belo trabalho visual, adorei demais. <3
ResponderExcluirQuanto a história, parece ser super interessante. Recentemente tenho gostado mais de histórias assim, com personagens em conflito com eles mesmo e se descobrindo. É tão gostoso evoluir junto do personagem, né?
Se eu tiver uma oportunidade, com certeza irei adquirir. Mesmo que não goste do livro, já vale a pena só por causa dessa capa! :D
Nayh's Wonderland
Nayh, então com certeza você vai gostar desse livro! Ele é lindo <3 Realmente foi ótimo crescer junto com o Ari! :)
ExcluirE vale mesmo por essa capa!
Beijos!
Oi Andrea
ResponderExcluirAdorei essa dica de livro que eu não conhecia! Adoro me perder por questionamentos filosóficos e ler esse livro vai ser ótimo!
Super bjos
http://www.i-likemovies.com/
Com certeza vai adorar o livro! É lindo! *-*
ExcluirBeijos!
Um livro bem interessante, a capa é linda e a história me pareceu ser bem legal, gostei. :)
ResponderExcluirBeijos.
www.daimaginacaoaescrita.com
Leia! Você vai adorar :)
ExcluirBeijos!
Oi!
ResponderExcluirNão entendi: "o livro é separado em 6 (conferir) grandes capítulos e vários subcapítulos, a maior parte deles curtos, todos narrados por Ari (conferir)".
Achei o livro bem mais ou menos, mas muita gente curtiu. O Ari é muito chatinho.
Bjs,
Vi
www.aviviu.com.br
Vi!
ExcluirAcredita que revisei o texto e deixei passar isso? Obrigada, já consertei! :)
Sério que achou o Ari chatinho? Eu gostei dele! Adorei entrar em sua mente!
Beijos!
Oi Andrea.
ResponderExcluirEu passei várias vezes por essa resenha e pensava "leio depois", "leio mais tarde"... Hoje, decidi vir aqui ler e não me arrependi. Adorei a resenha e estou louca pelo livro *-*
Beijos <3
Que bom que você gostou! O livro é lindo, leia quando tiver a chance! :D
ExcluirBeijos!
Oi Deia,
ResponderExcluirVi uma resenha do livro esses dias porque me apaixonei por essa capa e devo confessar que sua resenha me deixou muito mais interessado e instigado por essa narrativa!
A história de Ari e Dante tentarem entender o mundo nessa fase de descobertas que é a adolescência fez com que eu me identificasse!!
Sua resenha está perfeita!!
Abraço
Adriano G.
GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/ (Passa lá, depois)
Oi, Adriano!
ExcluirA capa é maravilhosa, né?
Com certeza a fase em que Ari e Dante se encontram faz com que muitos se identifiquem com suas dúvidas e pensamentos!
Fico feliz que tenha gostado :)
Beijos!
Ótima resenha Andrea, colocou o livro na minha lista, logo depois de As Vantagens de Ser Invisível.
ResponderExcluirAbraços...
Que bom que gostou! Vale a pena ler! :)
ExcluirBeijos!
Oi Andrea!
ResponderExcluirEsse livro tem uma história linda e estou muito curiosa para ler.
Estou me recuperando dos gastos da Bienal do Livro de Brasília para poder comprar mais livros! Adorei os nomes dos personagens e adoro livros com personagens com características tão diferentes e que se complementam.
Abraços, Ju.
A história é mesmo linda! Nossa, imagino como foi! Daqui a pouco será a bienal em SP e já me vejo na mesma situação hahah
ExcluirBeijos!
Se fosse para escolher o livro pela capa, ele já tava garantido, sem pensar duas vezes, pq é linda. Agora a histórias ainda não me encantou, ela parece ser muito linda, mas ainda não senti aquela vontade sabe.
ResponderExcluirAdorei a resenha, bem explicada mas sem revelar muito rs.
Abraços
Vivi
Nossa, a capa é mesmo maravilhosa!
ExcluirPoxa, com certeza você vai ficar com vontade de ler em algum momento! O livro ainda vai te conquistar <3
Beijos!
Olá Deia,
ResponderExcluirconcordo com a vivi quando ela disse que só pela capa eu já escolheria o livro. Sabendo a história tão simples, fascinante e ingênua então... quero mais ainda. Adorei o Charles de As vantagens e acho que vou adorar esse Ari tbm.
Super Abraço!
Com certeza vai adorar o Ari! Leia o livro assim que tiver a oportunidade, Victor! Vale mesmo muito a pena! :)
ExcluirBeijos!