27 de março de 2014

O Futuro de Nós Dois

Nome: O Futuro de Nós Dois
Autores: Jay Asher e Carolyn Mackler
Editora: Galera Record


Emma Nelson é uma típica adolescente norte-americana. Ela participa da banda e da equipe de corrida e tem as mesmas preocupações que qualquer adolescente de 16 anos teria - principalmente quanto aos meninos que estudam junto com ela. Josh Templeton é seu vizinho e, até o último verão, seu melhor amigo. Até que ele entendeu tudo errado e tentou ficar com ela. Desde então, as coisas nunca mais foram as mesmas.

Em 1996, poucos alunos do Ensino Médio dos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma teria essa oportunidade. Assim que ganhou um computador novo, Josh lhe deu um CD-ROM da AOL (America Online) com 100 horas de internet! Quando conectou na internet, entrou em um site que já estava em seus favoritos: o Facebook. E seu mundo virou de cabeça para baixo quando percebeu que a pessoa que controlava aquela página era ela mesma. Quinze anos no futuro.

O que vocês fariam se pudessem ver o seu futuro? Vocês tentariam mudar? Deixariam de lado? A primeira coisa que Emma fez foi chamar Josh e perguntar o que era aquela pegadinha. Ele fica tão assustado quanto a vizinha - e ambos ficam se perguntando que expert na internet que fez aquilo. Será que a internet ajudará os dois a se reaproximarem?

Quando perceberam que era mesmo verdade, Josh faz de tudo para não afetar no que acontecerá... Enquanto Emma se esforça ao máximo para melhorar seu futuro. E qualquer coisinha, por menor que seja, pode gerar reverberações o suficiente para causar mudanças no futuro.

)

O livro, com capítulos intercalados sobre a visão de Josh e Emma, se passa dentro de uma semana, e é incrível como qualquer decisão que você faça pode alterar a seu futuro de uma maneira que você nem imaginaria! Achei a história super fofa e gostei muito dos personagens, especialmente de Josh. 

Assim como Emma, se eu visse meu futuro e ficasse insatisfeita com ele, com certeza tentaria mudar. Me levou a pensar que todas as pequenas ações que fazemos hoje podem nos afetar de maneira inacreditável no futuro (lembrei da pílula mágica e seus efeitos incríveis). Achei engraçado, também, porque eu lembrava exatamente desse CD - não em 1996, mas alguns anos mais tarde. A primeira vez que 'brinquei' com ele, tinha uns 8 anos e ficava conversando no chat da AOL com minha avó (hahaha pois é!).

A leitura flui de uma maneira muito tranquila, você lê o livro inteiro rapidinho! Quando termina, ainda ficamos pensando nos personagens, imaginando qual seria o futuro deles. Confesso que fiquei principalmente curiosa quanto ao futuro d de Kellan, a melhor amiga de Emma. 

E, é claro, não poderia deixar de falar da capa! Ela tem vários elementos que misturam a atualidade com a época em que os personagens vivem. Ficou super bonita e, ainda, tem relação com a história do livro! Gostei muito do livro, vale a pena ler! Recomendo a leitura!