12 Anos de Escravidão

by - março 17, 2014


Dados Técnicos
Título Original: 12 Years a Slave
Direção: Steve McQueen
Ano: 2013
Gênero: Drama, Histórico, Biográfico
País: EUA
Duração: 2h13min

Solomon Northup é um famoso violinista negro que vive em uma pequena cidade no Estado de Nova York, nos Estados Unidos, com sua mulher e casal de filhos. Após ser chamado para tocar em um circo,  e, após uma noite de bebedeira entre os novos amigos, Solomon acorda trancado em uma sala, preso por algemas nos pés e nas mãos, e descobre que, a partir daquele momento, seria considerado um escravo - mesmo sendo um homem livre.

Após pouco tempo, aprendeu que não poderia demandar por sua liberdade, ou seria punido. Também percebeu que era melhor não mostrar que sabia ler ou escrever, para que não fosse punido por ser inteligente demais para ser um escravo. 

Ao longo dos anos, Solomon passa por 3 fazendas, ganhando a confiança de seus mestres por ser um escravo praticamente exemplar (mesmo assim, não passou impune pela experiência, sendo punido por motivos pouco relevantes). Trabalhou em construção, cortando cana, colhendo algodão... E viveu situações absurdas: como a de uma mãe que foi vendida separada de seus filhos; de um homem que morreu por defender outra escrava que seria estuprada, entre outras.

É claro que eu não deixaria de falar daquele que ganhou o Oscar de melhor filme, não é? Eu assisti ao filme pouco antes da cerimônia e já sai da sessão com certeza de que levaria a estatueta.

A situação vivida por Northup no filme era, por mais absurda que pareça, comum à época. Muitos negros libertos eram sequestrados e vendidos como escravos. No Sul dos Estados Unidos, a escravidão era comum e muitos encontravam justificativa para tal na bíblia. Durante o filme, inclusive, vemos os donos de escravos tentando catequizá-los, lendo o livro sagrado e até inventando passagens que pudessem aterrorizá-los.

Os escravos eram realmente tratados como coisas. Eles dormiam todos juntos, sem que houvesse preocupação com seu conforto ou bem estar; eram obrigados a trabalhar horas a fio, sem que fossem recompensados por seu esforço; nem sempre tomavam banhos, já que, como eram objetos, não havia tal necessidade. E, é claro, se qualquer coisa fosse feita de modo diferente do que seu mestre desejasse, haveria uma punição. Esta era dada algumas vezes sem justificativa nenhuma, o que piorava ainda mais a situação.

A atuação de todos estava impecável. Chiwetel Ejiofor conseguiu estampar em seu rosto o sofrimento que passava e a vontade de voltar a ser um homem livre, por mais difícil que isso fosse; Lupita Nyong'o fez por merecer, atuando de forma magnifica e merecendo o Oscar que recebeu; Michael Fassbender me amedrontou como senhor de escravos e me convenceu de que tinha absoluta convicção de que aquilo era correto...

A trilha sonora, composta por Hans Zimmer, também foi ótima. Apesar de se assemelhar à de "A Origem" (Inception,2010), ela consegue nos envolver de uma forma que nos emocionamos com a história de Solomon.

O filme foi baseado em um livro autobiográfico de mesmo nome. A história de Solomon Northup fica ainda mais impressionante quando descobrimos que é real. Ele foi um dos poucos homens livres que fora escravizado e conseguiu retornar à liberdade. Depois de ser liberto, passou o resto da vida lutando pelo abolicionismo. O filme realmente mereceu o Oscar! Vale a pena assistir.

* Essa resenha também foi postada para o blog "As Leituras de Mila", no qual sou colunista.


Leia também

34 comentários!

  1. UAU, quando recebi o e-mail sobre o lançamento do livro, não dei muita bola. Não é exatamente o livro que me encheu os olhos, ainda não havia lido uma resenha tão profunda.
    Amei, parece ser um filme muito bom, apesar do assunto.
    bjs
    modaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é muito bom mesmo, realmente mereceu o Oscar de melhor filme! Ainda não li o livro, mas estou super curiosa depois de ter assistido!
      Beijos!

      Excluir
  2. Deiiiaaa =DD
    Nossa eu fui ver esse filme no cinema e achei q ia morrer de tanto chorar T-T
    A cena da mãe sendo separada dos filhos eu já estava soluçando!
    mas pra mi a cena mais chocante e emocionante foi a do sabonete!
    Nossa eu e as meninas que estavam comigo se acabando de chorar!
    É realmente um filme muito bom e merece que todos assistam!
    Michael Fassbender estava fantástico nesse papel e caramba eu queria torcer o pescoço dele ><
    E nossa nem tenho que falar da Lupita né?? *-*
    Bjoos sua linda <33
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é mesmo muito emocionante! É difícil escolher só uma cena para dizer que foi a mais chocante... Tem uma mais assustadora que a outra! E pensar que realmente faziam essas atrocidades!
      Os atores estavam realmente fantásticos em seus papeis!
      Beijos,

      Excluir
  3. Eu vi o filme e chorei bastante.
    Ver todo o sofrimento que eles passaram me fez pensar muito, refletir em como o ser humano é cruel!
    O filme é muito bom e mereceu o Oscar !!
    Não li o livro ainda, mas já me disseram que é tão bom quanto!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não dá para acreditar que alguém realmente fez isso!
      O livro deve ser mesmo muito bom, difícil o filme superar a história original!
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá Andreia, tudo bom?
    Então, o livro não me chamou muito a atenção, mas depois de saber um pouco mais sobre essa história tão boa aqui no seu blog, me deu uma vontade imensa de lê-lo o quanto antes.

    Beijinhos, Alícia.
    ficcaoporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li o livro, e, se eu não tivesse gostado tanto do filme, não sei se eu leria. A história é triste.. Realmente impressionante ver o que o ser humano é capaz de fazer!
      Beijos!

      Excluir
  5. Cara, eu não sabia que a história era essa o_o
    Eu sabia que o filme era sobre escravidão (orly?), mas não sabia que ele era livre antes. Eu queria ver esse filme, mas por ser tão pesado eu fico adiando um pouquinho. Sei que é importante e triste, mas né

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha
      Pois é! Por isso que a história ficou tão famosa! A escravidão em si já é uma tristeza. Agora ver a escravidão pelos olhos de um homem que nasceu livre e foi escravizado deixa tudo ainda pior - e o filme não poupa detalhes do sofrimento dos escravos. O filme é pesado mesmo, mas vale muito a pena assistir, Vick!
      Beijos!

      Excluir
  6. Já assistir e muito bom mesmo, os atores estão 10 .

    Beijos http://blognao-permito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Vi vários filmes que foram indicados ao Oscar antes da premiação, mas infelizmente ainda não consegui ver esse, por todas as críticas sabia que ele era um dos favoritos ao prêmio, parece ser muito bom, tocante, estou louca para ver!
    Não sabia que tinha o livro da história, bom saber.

    Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena assistir, Claris! Ele era a minha aposta também! Tenta ver o quanto antes!
      Beijos!

      Excluir
  8. Quero muito ver esse filme. Só leio resenhas boas. Além disso tem o Oscar né. O que me chamou muito atenção. Quero ler o livro também, dizem que é super bom. Ah, e tem também o Michael Fassbender!!! Sou fã de carteirinha daqueles olhos claros. Porém, estou com medo de que ele seja muito malvado ):
    Adorei a resenha *-* beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom, Roberta! Vale mesmo a pena assistir! Ainda não li o livro, e fiquei super curiosa!
      Ele é beem malvado, não pouparam nada para mostrá-lo como um verdadeiro dono de escravos!
      Beijos!

      Excluir
  9. Estou louco para assistir esse filme, deve ser muito bom para ter ganhado o Oscar né?!

    Tony

    http://dicassliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tony, assista sim, tenho certeza que você vai adorar! (: É ótimo!

      Excluir
  10. Depois de ver tanta repercussão desse filme, só agora fui parar para ver o trailer, e, parece ser muito bom mesmo! Tema polêmico e história real...acho que vou gostar. Vou tentar ver logo :D
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo! Filmes polêmicos e reais sempre se destacam, né?
      Beijos!

      Excluir
  11. Nossa que tenso hein, curti o trailer, amo ver filmes que ganharam oscar hehe, esse já esta na lista

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taty, vale a pena assistir esse, viu?
      Beijos!

      Excluir
  12. Ainda não assisti, mas pelas cenas e premiações tenho grandes expectativas. É um filme tenso, não apenas pelo que mostra mas justamente pelo fato de tudo isso te sido verdade. Acho interessante essa questão da cinematografia americana explorar não essa fase da história do país, como toda a trajetória dos afrodescendentes nele, sabe? Admitirem os erros e as barbaridades, isso é muito importante. É lamentável qu eo mesmo não ocorra no nosso país, algumas produções de telenovelas até abordam, é verdade, mas nunca com o veio e a verossimilhança histórica necessária.
    Ótima postagem, Deia.
    Provavelmente você já assistiu, mas ainda assim indico: Vidas Cruzadas e Lincon. ;)
    Dany
    www.1000-vidas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Dany!
      Eu já assisti "Lincoln", mas nunca vi "Vidas Cruzadas", quero muito assistir! A história me atraiu bastante e eu adoro a Emma Stone :3
      Beijos!

      Excluir
  13. Vi o filme de inicio só por causa do Michael Fassbender *-*, pra mim ele mereceu ganhar o Oscar.
    Pretendo ler o livro futuramente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele merecia mesmo, atuou muito bem!
      Com certeza o livro é emocionante!
      Beijos!

      Excluir
  14. Oi, eu ainda não li ao livro e nem vi ao filme, mas estou super ansiosa para poder conferir ambos, também acho que o Oscars que o filme ganhou foi muito merecido, pois ele nos mostra como era a realidade dos negros, que mesmo livres eram capturados e vendidos como escravos, amei a resenha viu.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza foi merecido! Assista quando tiver chance!
      Fico feliz que tenha gostado!
      Beijos!

      Excluir
  15. Oi Deia, apesar do filme ter ganhado o Oscar e tudo mais eu ainda não assisti, não gosto muito de filmes tristes e tals, mas fiquei bem curiosa quanto à atuação dos atores, talvez eu assista por causa disso. Beijos

    Estante de Cristal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena assistir, Estela! :)
      A atuação é fantástica!
      Beijos!

      Excluir
  16. Nossa esse filme parece ser intenso, ainda mais quando sabemos que toda essa historia de fato aconteceu. Sem contar o elenco top que o filme tem né. Tudo isso só ajuda a me convencer a ver o filme.
    Por isso, vou procurar o filme para assistir e tirar as minhas próprias conclusões.
    Valeu pela indicação.

    Viviane Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura sim, Vivi! Vale a pena assistir!
      Beijos!

      Excluir
  17. Deia eu não estava animada em assistir esse filme, mas você me convenceu do contrario! O filme parece barra pesada, e tipo, baseado em fatos reais?! Só pelo tema ele já merecia o Oscar para mim rsrs.
    Vou procurar para assistir com certeza =)

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te animei para ver o filme! Vale mesmo a pena :)
      Beijos!

      Excluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons