A Culpa é das Estrelas

by - janeiro 27, 2014

Nome: A Culpa é das Estrelas
Autor: John Green
Editora: Intrínseca

Esse foi, sem dúvidas, um dos livros mais comentados no ano passado. John Green se tornou rapidamente o autor preferido de muita gente e seus livros pipocaram em todo canto! Eu, que nunca tinha lido nada do autor e demorei para ler um de seus livros, já estava super curiosa para saber o que havia de tão bom em seus livros e para ler logo alguma coisa do famoso João Verde. Foi tanta a curiosidade, que pedi a coleção inteira dos livros dele de presente, e logo minha estante estava lotada com seus livros! É óbvio que o primeiro livro que eu tinha que ler era " A Culpa das Estrelas".



O livro conta a história de Hazel Grace Lancaster, uma garota de 16 anos, que adora "America's Next Top Model" e é apaixonada por um livro, "Uma Aflição Imperial", que não cansa de reler (ela diz que leria até a lista de super mercado do autor), mesmo o livro não tendo um final bem definido. Hazel luta contra o câncer há 3 anos, e só está viva graças à uma droga que impede um câncer de tireoide adentrar seus pulmões e ao cilindro de oxigênio que tem que acompanhá-la a todos os lugares que vai.

Durante uma de suas chatas sessões do grupo de apoio para jovens com câncer, ela conhece Augustus Waters, um garoto que teve de amputar uma de suas pernas para que seu osteosarcoma não se expandisse pelo seu corpo, e já está há um tempo livre de câncer.

Após Isaac, um dos amigos de Hazel que ficou cego devido ao câncer, apresentar os dois, Hazel  começa a se relacionar com Gus, se tornando uma grande amiga e se apaixonando pelo garoto. Por conta da amizade, Hazel apresenta seu livro favorito à Gus, e conta que um de seus sonhos é descobrir o que aconteceu após o final do livro, mas o autor nunca havia respondido suas cartas. Por conta dos benefícios do câncer (em inglês eles chamam de cancer perks), Gus e Hazel conseguem partir à uma aventura em busca de Peter Van Houten, o autor de "Uma Aflição Imperial".


É claro que eu esperava que esse seria um dos melhores livros do meu ano. Mesmo assim, não foi. Eu adorei o livro, mas a expectativa era tão grande que eu não achei que era tudo aquilo que as pessoas falam. Gostei do modo como John Green coloca o sofrimento de Hazel e Gus nas páginas e mostra como eles não deixam se levar pela doença. Ele não poupou palavras para expressar todos os sentimentos confusos que Hazel tinha por conta da doença e mostrar como ela se preocupa mais com a dor dos outros do que com a sua própria.

O livro me fez rir e me fez chorar. Hazel me conquistou, me fez gostar mais e mais dela; o humor de Gus é ótimo e não dá para não sorrir quando se está a seu lado. O casal é muito fofo e sua relação é muito real. Ficamos ao mesmo tempo felizes de ver como estão vivendo sua vida, e tristes ao saber que isso pode ser apenas momentâneo, e que o fantasma da doença está sempre ao lado deles.

“A culpa, meu caro Bruto, não é das estrelas / Mas de nós mesmos, que consentimos em ser inferiores.” – Júlio César, de Shakespeare

Leia também

12 comentários!

  1. Nossa Deia, fiquei surpresa de vc ter dito que não foi sua melhor leitura, afinal as pessoas tem feito um escândalo enorme em cima do livro. Ainda não li, e nem pretendo, ao menos por enquanto. Qdo se tem mta expectativa, acaba acontecendo isso mesmo e tenho certeza que minha reação vai ser igual a sua, haha.
    Bjos, adorei as fotos! ;)
    La Vie d'Lee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muito do livro! Mas tenho certeza que teria gostado muito mais se as minhas expectativas não tivessem tão altas, né? Eu achei uma sick lit como qualquer outra - me lembrou um pouco até do Nicholas Sparks, sabe?
      Deixa para ler depois, tenho certeza que, se vc não estiver com expectativas, vai adorar o livro!
      Beijos!

      Excluir
    2. Ainda não sei quanto ao livro, mas vi o trailer do filme e já saquei que vou chorar horrores, hahahaha! Parece ter ficado bem legal nas telas!

      Excluir
    3. Também acho que vai ficar muito legal!! Não tem como não chorar hahaha

      Excluir
  2. Nunca li... mas final de semana vou pegar emprestado de uma amiga <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai gostar do livro, com certeza! (:
      Beijos!

      Excluir
  3. Eu já li e gostei, bom agora é aguardar pelo tão famoso filme "A culpa é das estrelas" !.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito assistir ao filme! O trailer já me deixou bem animada!
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi, Andrea!

    A Culpa é das Estrelas foi um dos livros mais lindos que li ano passado (chorei, até! - mas quem não chorou, né? haha) e me arrepiei só de ver o trailer do filme! Vai ser SENSACIONAL. <3

    Adoro essa edição! Vi em uma livraria nos EUA e quase trago pra casa! haha
    Ótima resenha!

    Beijosssss! :*
    Dyana Colares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá para não chorar, né? Quero muito ver o filme!!
      Eu ganhei essa edição de presente do meu pai, que foi pros EUA ano passado! É lindo, né?
      Beijos!

      Excluir
  5. Nem a capa nem a sinopse me chamam a atenção, mas estava com vontade de ler só por causa do que geral estava falando, rs. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho a capa desse livro muito bonita. Uma capa simples, mas que me atrai bastante! O livro me chamou a atenção justamente pelo alvoroço que estava causando! Mas me decepcionei um pouco por causa da expectativa, viu?
      Beijos!

      Excluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons