Outubro Rosa

by - outubro 10, 2013


Em outubro ocorre uma campanha bem legal, chamada de Outubro Rosa. Essa campanha visa conscientizar a população feminina da importância do auto exame para que se possa diagnosticar, precocemente, o câncer de mama.

O nome do movimento se refere à cor do laço rosa que simboliza, internacionalmente, a luta contra o câncer de mama. A campanha estimula a participação da população, de empresas e de entidades.


Origem
O lacinho cor de rosa foi lançado na última década do século 20, e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, em 1990 (a corrida acontece até hoje, em Nova York). Em 1997, algumas entidades começaram a, efetivamente, investir em ações voltadas à prevenção do câncer de mama, em outubro, dando nome ao mês.

A campanha, portanto, teve início nos Estados Unidos. Em outubro, vários Estados realizavam ações para combater esse tipo de câncer. Com isso em vista, o Congresso Norte-Americano oficializou o mês de outubro como o mês de prevenção ao câncer de mama.


Brasil
A primeira iniciativa vista no Brasil ocorreu em 2002, com a iluminação em rosa no Obelisco do Ibirapuera (MMDC), aqui em São Paulo. Um grupo de mulheres simpatizantes com a causa, com o apoio de uma empresa de cosméticos, conseguiram iluminar o obelisco.

O movimento veio ao Brasil, com força, em 2008. Desde então, em outubro, a Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) organiza várias oficinas, eventos, palestra e debates em várias cidades do país. Tais atividades tem como função alertar a população e as autoridades públicas sobre os fatores de risco do câncer de mama, com o intuito de difundir informações sobre o modo mais eficiente para diagnóstico e tratamento da doença.

Imagem: Reprodução (retirada do Google)


O câncer de mama, se descoberto precocemente, tem até 95% de chance de cura. Mesmo assim, em 2010, cerca de 450 mil mulheres, no mundo, morreram desse tipo de câncer, em 2010. Desde maio, o governo deve fornecer, por meio do SUS, o início do tratamento do câncer dentro de 60 dias, após o diagnóstico.

Como mobilização, as pessoas começaram a utilizar lacinhos cor de rosa em eventos e locais públicos, além de os governos, dos mais diversos países, terem começado a iluminar seus monumentos de rosa! Assim, a campanha atinge cada vez mais gente e se espalha rapidamente ao redor do mundo!

Não esqueçam de divulgar a campanha para todas suas amigas e familiares. É muito importante se prevenir!

Para saber mais:
- Clique aqui para ir ao site da Femama.
- Clique aqui para ir ao site de #otempocorrecontra.
- Clique aqui para ir ao site do Outubro Rosa.

Leia também

7 comentários!

  1. Oie, Deia.
    Acho essa campanha super válida e muito interessante. Aqui onde trabalho todos vieram com roupas cor de rosa no dia 1º de outubro, pra divulgá-la. Foi super legal! ;) Mas a questão aqui é não só colocar o lacinho fofo em todos os cantos, mas sim fazer realmente o diagnóstico precoce. Não custa nada e pode mudar a vida de muitas mulheres!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que legal! Deve ter sido bem legal mesmo!
      Pois é, não adianta colocar rosa em tudo que é lugar e não procurar como se prevenir, né? Acho que o motivo desse rosa todo é, na verdade, fazer as mulheres lembrarem que tem que fazer os exames de prevenção! Espero que dê certo!
      Beijos!

      Excluir
  2. Parabéns! Ficou super bonito o post. E o mais importante: Informativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! O objetivo é mesmo informar!
      Beijos!

      Excluir
    2. Muitas mulheres deixam pra lá. Não só a correria do dia-a-dia, mas também há certo temor e incomodo nos exames, mas é necessário. Se cuidar e prevenir é se amar também.

      Excluir
  3. Acho essa campanha super válida e também apoio o Outubro rosa. Tenho até que mudar os avatares das redes sociais e coloca tudo com lacinho rosa. =D

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho bem válida! As pessoas devem se conscientizar da importância da prevenção!
      Beijos!

      Excluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons