Top 5: Livros que marcaram minha infância

by - outubro 12, 2013

Hoje é, de novo, dia das crianças (iei) e nada melhor do que homenagear esse dia com um post! Dessa vez, vou falar sobre os livros que li quando era menor, vamos lá?

O Gênio do Crime - João Carlos Marinho

Esse é o primeiro livro que eu lembro de ter devorado (e cheguei a comprar toda a série da turma do Gordo depois).

O livro conta a história de um grupo de meninos que colecionam figurinhas de futebol. Quem completa o álbum ganha ótimos prêmios. Seu Tomé é o dono da fábrica de figurinhas - que podem ser fáceis ou difíceis de encontrar. Mas, de repente, os álbuns começam a ficar completos muito mais rápidos- culpa de uma fábrica clandestina que só vende as figurinhas difíceis - e seu Tomé não consegue dar o prêmio a todos. Isso causa uma revolta nas crianças.

Os protagonistas, Edmundo, Pituca, Bolachão e Berenice aparecem, então, para descobrir a fábrica clandestina e destruí-la. Mas ela é controlada por uma quadrilha chefiada pelo gênio do crime. Gordo está disposto a pensar no que for possível para desvendar esse mistério.




Puxa, qual bruxa? - Eva Ibbotson

Esse é outro livro que eu amava quando era criança. Cheguei a comprar vários da mesma autora de tanto que tinha gostado (como "O Segredo da Plataforma 13").

Aqui as bruxas são modernas e vaidosas, não usam vassouras para voar e adoram uma festa. O livro começa quando Arrimã, o Bruxo do Norte, comunica que está disposto a casar com uma feiticeira com os mais terríveis poderes. Todas as bruxas, então, são convocadas para fazer uma maratona de feitiçaria.

Entre as competidoras encontra-se Beladona, a que é praticante de magia branca - e não tem a menor chance contra suas concorrentes. Mas os feitiços da paixão são mais poderosos que qualquer outro - e preparam uma surpresa para Arrimã.





O Primeiro Amor de Laurinha - Pedro Bandeira

Essa é uma outra série que eu adorava. E esse foi o primeiro livro da série que eu li (tem "O mistério da fábrica de livros" e "As cores de Laurinha").

O livro conta a história da primeira vez que Laurinha encontra alguém que chame atenção. Ela está entrando na adolescência e nunca tinha sentido algo assim antes.

A menina conhece Adriano em uma brincadeira que ela sugeriu. E percebeu que o garoto novo não tirara os olhos dela durante o jogo.

O livro é curto, simples e uma leitura super gostosa!








Bom, Fábulas são aquelas histórias em que os animais falam e no final há sempre uma moral.

Foi aí que aprendi que uma boa ação ganha outra, pequenos amigos podem se transformar em grande amigos, mais vale uma vida simples e sossegada, que muito luxo, perigo e preocupação... Entre muitos outros.

Mas o que eu realmente gostava eram os animais falantes! E as ilustrações eram uma gracinha, gostava muito dos desenhos (e eles me ajudavam muito na hora da leitura, sem sombra de dúvidas)!









A operação do Tio Onofre - Tatiana Bellinky

Eu adorava esse livro e comecei a imitar a protagonista na brincadeira dela.

Talita adorava dar nome para os objetos de casa. Mas só valiam aqueles nomes que rimavam com o nome do objeto. Assim, a Mesa era Dona Teresa, o Armário era Dr. Mário e assim por diante. O que a família da menina não esperava era que essa mania dela os ajudasse em uma situação de perigo. E as rimas fizeram toda a diferença!








Bom, esses são alguns dos livros que marcaram minha infância. Com certeza tiveram muitos outros, mas esses são os que me vieram na cabeça quando lembrei daquela ótima época. E vocês, já leram algum desses? O que liam quando eram crianças? 

Leia também

12 comentários!

  1. O Primeiro Amor de Laurinha também marcou minha infância! Adorava o Pedro Bandeira...
    Meu livro favorito quando criança era A Princesinha, da Frances H. Burnett, ela também escreveu O Jardim Secreto.

    Meu Filme virou Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorava!
      Acredita que nunca li A Princesinha? Eu só li O Jardim Secreto!
      Beijos!

      Excluir
  2. Acho que os livros do Pedro Bandeira marcaram muuuuita gente, né?
    Meu livro preferido era A Marca de uma lágrima, que pretendo reler em breve.
    Tenho todos os meus livros de infância, ainda não tive coragem de me desfazer.

    beijos
    Bia - www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que marcaram! Eu não tenho todos os livros da minha infância - ou eles estão muito escondidos lá em casa! hahah Procurei por eles, mas só encontrei dois!
      Beijos!

      Excluir
  3. Nossa, amo infantis e nunca li nenhum desses... Rsrsrs!!!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorava quando era criança! Se você curte livros infantis, vale a pena dar uma olhada!

      Excluir
  4. Oi Andrea, tudo bem?

    Acho que um livro que marcou minha infância foi a Coleção dos Karas, do Pedro Bandeira e, claro, Monteiro Lobato e o Sítio *-*. Não li nenhum desses livros que vc citou =(

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço essa coleção, mas adorava o Pedro Bandeira!
      Também gostava bastante do Monteiro Lobato, tenho certeza que encantou vários brasileirinhos!
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Andrea, tudo bem?
    Sabe que eu não lembro livros da minha infância, quando paro pra pensar só lembro de gibis rsrsrs.
    Agora do início da adolescência eu lembro de alguns.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adorava gibis! Eu sempre gostei de ler, mas só viciei na leitura de verdade depois de Harry Potter! Esses livros são da era pré-HP hahahah
      Beijos!

      Excluir
  6. Oie, Deia.
    Nunca li nenhum dos livros que vc mencionou, que triste, haha. Mas o 2º e o 3º parecem tão legais! Tenho certeza que teria adorado ler qdo criança (e porque não agora, né?! :D).
    Lembro mto bem dos livros que eram minha paixão qdo menor. Cheguei até a fazer uma postagem semelhante no meu falecido blog, que vc me inspirou a reblogar, oh! Haha. Adoro relembrar essas coisas lindas da infância... <3
    Bjos!
    La Vie d'Lee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorava! Acho que, se você pegar algum desses, vai adorar! São super tranquilos de ler (a última vez que reli, há alguns anos, demorei algumas horas para ler o da Laurinha!) e tem histórias bem divertidas! Da Eva Ibbotson, eu também adorava "O Segredo da Plataforma 13" (só não lembro qual era exatamente a história hahah)
      Quero ver o seu post! Fiquei curiosa!
      Beijos!

      Excluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons