12 de outubro de 2013

Top 5: Livros que marcaram minha infância

Hoje é, de novo, dia das crianças (iei) e nada melhor do que homenagear esse dia com um post! Dessa vez, vou falar sobre os livros que li quando era menor, vamos lá?

O Gênio do Crime - João Carlos Marinho

Esse é o primeiro livro que eu lembro de ter devorado (e cheguei a comprar toda a série da turma do Gordo depois).

O livro conta a história de um grupo de meninos que colecionam figurinhas de futebol. Quem completa o álbum ganha ótimos prêmios. Seu Tomé é o dono da fábrica de figurinhas - que podem ser fáceis ou difíceis de encontrar. Mas, de repente, os álbuns começam a ficar completos muito mais rápidos- culpa de uma fábrica clandestina que só vende as figurinhas difíceis - e seu Tomé não consegue dar o prêmio a todos. Isso causa uma revolta nas crianças.

Os protagonistas, Edmundo, Pituca, Bolachão e Berenice aparecem, então, para descobrir a fábrica clandestina e destruí-la. Mas ela é controlada por uma quadrilha chefiada pelo gênio do crime. Gordo está disposto a pensar no que for possível para desvendar esse mistério.




Puxa, qual bruxa? - Eva Ibbotson

Esse é outro livro que eu amava quando era criança. Cheguei a comprar vários da mesma autora de tanto que tinha gostado (como "O Segredo da Plataforma 13").

Aqui as bruxas são modernas e vaidosas, não usam vassouras para voar e adoram uma festa. O livro começa quando Arrimã, o Bruxo do Norte, comunica que está disposto a casar com uma feiticeira com os mais terríveis poderes. Todas as bruxas, então, são convocadas para fazer uma maratona de feitiçaria.

Entre as competidoras encontra-se Beladona, a que é praticante de magia branca - e não tem a menor chance contra suas concorrentes. Mas os feitiços da paixão são mais poderosos que qualquer outro - e preparam uma surpresa para Arrimã.





O Primeiro Amor de Laurinha - Pedro Bandeira

Essa é uma outra série que eu adorava. E esse foi o primeiro livro da série que eu li (tem "O mistério da fábrica de livros" e "As cores de Laurinha").

O livro conta a história da primeira vez que Laurinha encontra alguém que chame atenção. Ela está entrando na adolescência e nunca tinha sentido algo assim antes.

A menina conhece Adriano em uma brincadeira que ela sugeriu. E percebeu que o garoto novo não tirara os olhos dela durante o jogo.

O livro é curto, simples e uma leitura super gostosa!








Bom, Fábulas são aquelas histórias em que os animais falam e no final há sempre uma moral.

Foi aí que aprendi que uma boa ação ganha outra, pequenos amigos podem se transformar em grande amigos, mais vale uma vida simples e sossegada, que muito luxo, perigo e preocupação... Entre muitos outros.

Mas o que eu realmente gostava eram os animais falantes! E as ilustrações eram uma gracinha, gostava muito dos desenhos (e eles me ajudavam muito na hora da leitura, sem sombra de dúvidas)!









A operação do Tio Onofre - Tatiana Bellinky

Eu adorava esse livro e comecei a imitar a protagonista na brincadeira dela.

Talita adorava dar nome para os objetos de casa. Mas só valiam aqueles nomes que rimavam com o nome do objeto. Assim, a Mesa era Dona Teresa, o Armário era Dr. Mário e assim por diante. O que a família da menina não esperava era que essa mania dela os ajudasse em uma situação de perigo. E as rimas fizeram toda a diferença!








Bom, esses são alguns dos livros que marcaram minha infância. Com certeza tiveram muitos outros, mas esses são os que me vieram na cabeça quando lembrei daquela ótima época. E vocês, já leram algum desses? O que liam quando eram crianças?