Fotos Famosas #3: Massacre na Praça da Paz Celestial

by - outubro 05, 2013



A foto, tirada por Jeff Widener, em 1989 mostra um jovem sozinho, desarmado que invadiu a Praça da Paz Celestial e fez uma fileira de tanques de guerra parar. Essa imagem se tornou uma das mais icônicas do mundo e rendeu ao rebelde desconhecido, em 2000, o título de uma das pessoas mais influentes do século 20, pela revista Time. Até hoje não se conhece a sua identidade ou o seu paradeiro.

Quase um ano após o protesto, uma agência de notícia especulou o destino do homem. Há grandes chances dele ter sido preso e executado logo após seu grande momento. Um jornal britânico, por sua vez, alegava ter identificado o homem como Wang Weilin, um estudante de 19 anos, mas tal identidade nunca foi confirmada. Os documentos oficiais obtidos em Hong Kong comprovam que o governo chinês nunca identificou o homem.

Confira aqui outras fotos famosas!
Veja aqui o site de Jeff Widener

Leia também

6 comentários!

  1. É uma pena que gestos bonitos de força e coragem sejam condenados com prisão e morte. As injustiças do mundo chegam a doer!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena mesmo. Se essa foto não tivesse sido tirada, seu ato de bravura não seria nem conhecido por aqui. Triste pensar em quantas pessoas devem ter tomado iniciativas como a deles e sido punidas sem nem termos conhecimento!
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi,

    já vi essa foto milhões de vezes, mas sempre me emociono com ela! Além de bela, a imagem é inspiradora! São poucos que teriam coragem de se colocar no lugar daquele homem!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inspiradora mesmo! É preciso ter muita coragem para fazer metade do que esse homem fez!
      Beijos!

      Excluir
  3. Faço minhas as palavras do primeiro comentário. É realmente uma pena que esse ato de coragem - que, convenhamos, muitos jamais teriam coragem de fazer - tenha sido punido com a execução, caso esse tenha sido realmente o destino dessa pessoa... :(

    Muito legal a ideia da coluna, Deia. Bjos!
    La Vie d'Lee

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons