A foto, tirada por Jeff Widener, em 1989 mostra um jovem sozinho, desarmado que invadiu a Praça da Paz Celestial e fez uma fileira de tanques de guerra parar. Essa imagem se tornou uma das mais icônicas do mundo e rendeu ao rebelde desconhecido, em 2000, o título de uma das pessoas mais influentes do século 20, pela revista Time. Até hoje não se conhece a sua identidade ou o seu paradeiro.
Quase um ano após o protesto, uma agência de notícia especulou o destino do homem. Há grandes chances dele ter sido preso e executado logo após seu grande momento. Um jornal britânico, por sua vez, alegava ter identificado o homem como Wang Weilin, um estudante de 19 anos, mas tal identidade nunca foi confirmada. Os documentos oficiais obtidos em Hong Kong comprovam que o governo chinês nunca identificou o homem.
Confira aqui outras fotos famosas!
Veja aqui o site de Jeff Widener
É uma pena que gestos bonitos de força e coragem sejam condenados com prisão e morte. As injustiças do mundo chegam a doer!
ResponderExcluirBjs, Isabela.
www.universodosleitores.com
É uma pena mesmo. Se essa foto não tivesse sido tirada, seu ato de bravura não seria nem conhecido por aqui. Triste pensar em quantas pessoas devem ter tomado iniciativas como a deles e sido punidas sem nem termos conhecimento!
ExcluirBeijos!
Oi,
ResponderExcluirjá vi essa foto milhões de vezes, mas sempre me emociono com ela! Além de bela, a imagem é inspiradora! São poucos que teriam coragem de se colocar no lugar daquele homem!
Bjs
Inspiradora mesmo! É preciso ter muita coragem para fazer metade do que esse homem fez!
ExcluirBeijos!
Faço minhas as palavras do primeiro comentário. É realmente uma pena que esse ato de coragem - que, convenhamos, muitos jamais teriam coragem de fazer - tenha sido punido com a execução, caso esse tenha sido realmente o destino dessa pessoa... :(
ResponderExcluirMuito legal a ideia da coluna, Deia. Bjos!
La Vie d'Lee
Uma pena mesmo :/
ExcluirQue bom que gostou!
Beijos!