Coliseu

by - junho 30, 2013

Eu não penso duas vezes antes de falar que esse foi um dos monumentos que mais me impressionou! Só de chegar perto e ver seu tamanho e ver o coliseu com meus próprios olhos já fiquei impressionada. Depois, consegui sentir o que aconteceu naquele lugar, sua história, sua beleza e tudo o que representa para a história da humanidade! Esse é, sem sombra de dúvidas, um lugar que eu gostaria de voltar!


História
O governo de Nero, que queimou a cidade de Roma durante seu império, acabou. Para levantar a moral da população, o imperador Vespasiano, da Dinastia Flaviana, resolveu construir sobre o lago da casa de Nero um anfiteatro o que seria um dos mais grandiosos monumentos da Roma Antiga.

O monumento foi construído como um anfiteatro, com capacidade, originalmente, para 50 mil pessoas. A aquibancada se diividia em três partes, de acordo com as classes sociais. 

O Coliseu foi construído como um anfiteatro, no período da Roma antiga, para ser utilizado para vários tipos de espetáculos. Originalmente, era capaz de abrigar 50 mil pessoas - e chegou a aumentar sua capacidade para 80 mil pessoas.

Ele foi utilizado por cerca de 500 anos e deixou de ser utilizado como entretenimento no começo da Idade Média. Mas permaneceu como um dos maiores símbolos do Império Romano.

Espetáculos
O coliseu tinha como intuito o divertimento da população, para que se cumprisse a política de "Pão e circo". A inauguração do monumento foi comemorada por festas e jogos durante cem dias - resultando na morte de cerca de 9 mil animais e 2 mil gladiadores.

Era aqui que os gladiadores lutavam - entre si e contra animais - e os cristãos eram lançados contra leões, que eram trazidos da África, junto com outros animais como elefantes. Havia também outros espetáculos, como ocorria quando inundavam o coliseu para a realização de batalhas navais.



Hoje
Ao longo dos anos, houve modificações no anfiteatro, mudando seu rosto e sua função. O Coliseu sobreviveu e hoje é um dos principais pontos turísticos da Itália, atraindo visitantes interessados em sua história e arquitetura. 

Filmes
O coliseu aparece em vários filmes! Que tal saber de alguns? "O Gladiador", com Russel Crowe, com certeza é um dos mais famosos! Outro que eu adorava quando era mais nova era o filme "Lizzie McGuire: um sonho pop star", em que ela se apresentava como cantora lá no coliseu! Outro filme que eu adoro que também tem uma cena no coliseu é "Jumper", que conta a história de um homem que consegue se teletransportar!

Saiba mais aqui!

Leia também

5 comentários!

  1. Ai que sonho, quero muito conhecer Roma um dia!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver a oportunidade, não perca! Roma é maravilhosa *-*
      Beijos!

      Excluir
  2. Meu maior sonho é visitar um dia a Itália! Espero realizá-lo... Como você, quero conhecer o mundo todo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga realizar seu sonho, Laura! :D E que consigamos viajar o mundo inteiro!

      Excluir
  3. Meu sonho! Conhecer a Itália

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons