Conheça Lilian Carmine: a autora brasileira que só foi reconhecida ao escrever em inglês

by - maio 03, 2013

A Random House britânica é uma das maiores editoras do mundo. De acordo com seu side, menos de 1% dos originais não solicitados são publicados. Tais originais são aqueles publicados em sites amadores e 'descobertos' pelos funcionários da editora. 


Foi o que aconteceu com "The Lost Boys". A diretora de ficção da editora inglesa, Gillian Green, recebeu a dica de uma amiga. E foi atrás da história que era a mais lida do Wattpad, um site canadense que tem mais de 10 milhões de narrativas.



A história, escrita em inglês, começou a ser escrita em 2010 por Lilian Carmine. No final de 2012, o site mostrava 32 milhões de vizualizações para os 49 capítulos do livro, cerca de 650 mil leituras da história inteira. 

Acontece que, ao contrário do esperado, Lilian Carmine é a paulistana Bruna Brito, 35, que nunca morou fora, nem estudou muito o inglês. Ela aprendeu por conta própria, lendo livros como 'Harry Potter' e vendo séries. 

A autora resolveu escrever em inglês para ser lida. Ela já tentou publicar vários livros infantis - mas foi negada em várias editoras.

O pseudônimo foi adotado exatamente para deixa-la mais a vontade, impedindo o conhecimento de seus conhecidos sobre seus romances, e facilitando para os nativos da lingua inglesa saber o nome da autora. 

Gilian, após ler a história, não pensou duas vezes antes de chamar a brasileira para publicar o livro. Ela ficou surpresa de não ter notado os detalhes 'estrangeiros', mas estava tão envolvida na história que não reparou.

O contrato foi assinado para uma trilogia. O Wattpad ficou apenas com os 6 primeiros capítulos do primeiro livro e, para não frustar os fãs, ela começou uma história paralela com os mesmos personagens. "The Lost Boys 1" sairá em setembro, numa rede que envolve 19 países e é o maior selo da editora. Os direitos do livro já foram vendidos para o Brasil, e será publicado pela LeYa.

Bruna não recebeu uma proposta milionária, mas pretende passar um ano no exterior com o marido para treinar seu inglês. Apesar de escrever bem, sente-se travada na hora de falar - e precisa estar bem na hora de dar entrevistas.


The Lost Boys
O livro conta a história de Joe, uma garota que conhece Tristan, um garoto que, na verdade, é um fantasma. Ela não desconfia, mas estranha o fato dele não sair do cemitério. Essa é a ponta da trama, que inclui romance, fantasia e uma banda de rock. O livro é do gênero 'New Adult', que visa o público entr 15 e 30 anos, sendo mais maduro e provocativo que "Crepúsculo", que é 'Young Adult'.

Notícia adaptada da Folha de S. Paulo

Leia também

7 comentários!

  1. Um autor brasileiro que eu acho que deveria escrever em inglês é o Raphael Draccon - autor da série "Dragões de Éter", da editora LeYa inclusive. Eu li a trilogia e amei, é super contemporâneo e inteligente e deveria ter um reconhecimento muito maior. Mas literatura nacional não faz sucesso no Brasil né.
    De qualquer forma, descobri o Own Mine a pouco tempo e estou adorando! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda quero ler "Dragões de Éter"! Só ouço elogios quanto à trilogia! Pelo menos Raphael Draccon encontrou uma editora grande que o publicasse, né? Só isso já é difícil aqui!
      Obrigada, apareça sempre por aqui! (:
      Beijos,

      Excluir
  2. Maravilha,uma escritora brasileira fazendo sucesso lá fora,legal.Pena que várias vezes tem que ser assim.Ser primeiro reconhecido no exterior para depois ser reconhecido aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, teve o pedido aqui negado por várias editoras e conseguiu lá fora, imagina só!
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá eu gostaria se você tem ideia se ela vai estar lançando um segundo livro.... :) estou extremamente apaixonada pela história e gostaria muito saber.... Ou i então se já lançou, eu reparei que tem vários livros com este mesmo nome ( que são dela) mas não sei se são diferentes uns dos outros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Ela vai lançar um segundo livro, continuação de "Lost Boys", mas eu não sei qual será o nome em português. Fique de olho nas novidades da Leya! :)
      Beijos!

      Excluir
  4. Amoooooooo esse livro, to louca pra ler o segundo 😍 The lost girl!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons