15 livros proibidos

by - maio 31, 2013

Encontrei essa lista passeando pela internet um dia desses. Sabia que muitos dos livros que você lê já foram proibidos ou ainda são censurados em alguns países? Pois é. Saiba quais são na lista a seguir!





 Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll
Hoje em dia todos conhecem os personagens malucos e apaixonantes dessa história. Na China, porém, o livro foi banido, já que dava aos animais as mesmas qualidades dos homens e os colocava no mesmo nível. Vai entender, né?

“ Admirável Mundo Novo ” – Aldous Huxley 
O livro é uma distopia (adoro!). Nesse futuro, o destino de cada um é definido biologicamente, não existe o conceito de família e o sexo é encorajado. Exatamente por isso, muitos pais americanos fizeram com que o livro fosse banido das bibliotecas municipais: para eles o livro incentiva o sexo promíscuo. E viva a liberdade dos EUA!


“ Caçadas de Pedrinho " - Monteiro Lobato
O Sítio do Pica-pau amarelo sempre foi conhecido pelas crianças brasileiras, para que, assim, elas se interessassem pela leitura, pela história e pelo folclore brasileiro. Recentemente, porém, o Conselho Nacional de Educação tentou boicotar o livro "Caçadas de Pedrinho", alegando haver passagens racistas. Não deu em nada, mas, mesmo assim, alguns professores não gostam de passar obras de Monteiro Lobato aos alunos.


“ A Revolução dos Bichos " - George Orwell
O autor mostrou sua decepção com a antiga União Soviética de forma cômica neste livro. Alguns anos depois, porém, o livro foi banido de bibliotecas, na década de 60 e 80, sob a acusação de ser pró-comunista. Em 2002, o livro foi retirado das escolas dos Emirados Árabes, vez que supostamente tem elementos que contrariam os valores islâmicos e árabes.

"O Diário de Anne Frank" - lançado por seu pai Otto
A menina judia de 13 relatou seu cotidiano, suas dúvidas e descobertas enquanto tenta escapar da perseguição nazista em Amsterdã, na Holanda. O livro retrata de modo autentico o sofrimento dos judeus perseguidos pelo Holocausto. O livro é polêmico e um dos livros protestados nos EUA por tratar de temas como sexualidade e homossexualidade.

"1984" - George Orwell
Em 1948, o livro do autor foi retirado das livrarias norte-americanas por ser considerado, assim como seu outro livro, pró-comunismo. Enquanto isso, na Rússia, o livro foi visto como uma obra anti-comunista. Vê se dá para entender? No resto do mundo, Orwell foi considerado gênio ao mostrar um mundo distópico em que os cidadãos eram amplamente vigiado por seu governador, o Grande Irmão.

"O Apanhador no Campo de Centeio" - J.D. Salinger
Holden é um garoto rebelde que foge do colégio interno e passa alguns dias fazendo o que quer em Nova York. O livro, porém, apresenta linguagem chula, prostituição e, supostamente, incita a rebeldia. Por protesto dos pais, algumas bibliotecas no interior dos Estados Unidos tiveram que tirar as cópias do livro de suas pratileiras.

"Fahrenheit 451" - Ray Bradbury
O livro mostra um governo totalitário que mandava queimar todos os livros do mundo, fazendo referências ao consumo de drogas e a violência. Por causa disso, o livro foi banido de muitas bibliotecas do mundo.

"Lolita" - Vladimir Nabokov
O livro conta a história de um professor que se apaixona pela enteada, de 12 anos de idade. O clássico foi considerado obsceno em vários países, como a França e a Inglaterra. Mesmo assim, ganhou duas adaptações no cinema: uma em 1962, por Stanley Kubrik, e outra em 1997, por Adrian Lyne.

"Lorax" - Dr. Seuss
Lorax, criatura fofinha e protetora do meio ambiente, não caiu no gosto de algumas pessoas. A história foi censurada em uma cidade californiana, já que classificava o desmatamento como algo negativo - o que contrariava os interesses da indústria madereira nos EUA. Vê se pode!

"Harry Potter" - J.K. Rowling

Os livros foram censurados nos Emirados Árabes Unidos, por incentivar a bruxaria. Nos EUA, a obra entrou na lista de vetos em escolas mais conservadoras. Até aqui no Brasil houve protestos contra os livros, realizado por líderes religiosos. Como se algo fosse impedir o sucesso do bruxo, né?

"As Vantagens de Ser Invisível" - Stephen Chbosky
O livro foi banido de bibliotecas americanas, pois trata de sexualidade e drogas. Hoje, o livro é um best seller e recebeu uma adaptação cinematográfica.

"Gossip Girl - vai sonhando" - Cecily Von Ziegesar
O livro conta a rotina de adolescentes ricos e sem limites em Nova York. O novo volume da coleção foi banido de algumas bibliotecas, por se referirem à drogas, álcool e sexo, assuntos que são adultos (o livro é destinado ao público jovem).

"Crepúsculo" - Stephenie Meyer
O livro, que virou febre entre adolescentes, está na quinta posição do relatório anual de livros proibidos nos EUA. Isso, pois trata de assuntos sobrenaturais e, ainda, tem apelo sexual forte (apelo sexual, oi? Imagina o que eles acham de "50 Tons de Cinza"!).

"Jogos Vorazes" - Suzanne Collins
A Trilogia foi alvo de protestos, por mostrar violência, insensibilidade e linguagem ofensiva. Mesmo assim, os livros continuam fazendo sucesso, com mais de 23 milhões de livros vendidos ao redor do mundo.

Lista retirada deste site.

Leia também

12 comentários!

  1. Nossa, eu nao fazia idéia. Realmente, se Crepúsculo foi proibido, imagina o que eles acham de todos os "50" da vida que estão surgindo a cada hora?

    O pior mesmo são os motivos. Como por exemplo, incentivo a bruxaria. WTF?

    girlishbooks.blogspot.com.br
    @girlishbooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Tem um motivo mais nada a ver que o outro, mas vai entender, né? hahahaha

      Excluir
  2. HUSHUSHS e cada coisa. A série Fronteiras do Universo também foi banida pelo Vaticano
    por ser questões religiosas :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Não pode questionar o Dogma deles, né!

      Excluir
  3. Nossa, esse povo de hoje em dia pensa cada coisa...eu hem.
    Não sabia que esses livros foram banidos, acho um absurdo..como se as pessoas fossem fazer bruxaria depois de ler Harry Potter, ou sair por ai matando todo mundo...fala sério.
    Participo do amigo secreto e vim lhe fazer uma visitinha :)
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Eu não tenho mais 11 anos, nunca vou ser chamada pra Hogwarts, como vou fazer bruxaria? hahaha
      E os livros são ainda mais inocentes que alguns jogos de videogame tipo GTA (tenho certeza que esse deve estar banido em metade do mundo hahaha)
      Beijos!

      Excluir
  4. Muito interessante essa sua postagem, alguns eu já sabia que eram proibidos mas outros não fazia ideia.
    Estou lendo Lolita, e já li alguns citados.
    Gostei do blog.
    Já estou seguindo.

    Beijoss
    http://doceestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também já li alguns! E não imaginava que eram proibidos!
      Tenho curiosidade de ler Lolita, você está gostando?
      Beijos!

      Excluir
  5. A maioria dos livros eu já sabia que foi banido em determinados lugares. Eu gosto muito dessas listas! Sempre tento ler os livros que estão nelas haha Li quase a maioria, só falta os livros do Orwell, do Huxley, do Monteiro Lobato, do Lorax e As Vantagens de ser Invisível (eu não sabia que esse livro tinha sido banido!!!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei surpresa ao saber de alguns!! Os do Orwell que eu li, gostei bastante! Leia 1984, recomendo muito!
      Beijos,

      Excluir
  6. Nossa, e pensar que os únicos que não li dessa lista foram Fahrenheit 451, Lorax (mas vi o filme) e Gossip Girl! Kkkk e alguns dos "motivos" sao tao bobos! Affz.

    Um beijo
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, tá bem heim! Parece que foi por querer! hahaha
      Motivos muito bobos!
      Beijos!

      Excluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons