Fotos Famosas #2: O Beijo

by - janeiro 15, 2013


Logo em que a Segunda Guerra Mundial acabou, Nova York entrou em festa. Um marinheiro norte-americano, feliz por conta da paz, beijou uma enfermeira que passava pela Times Square (um dos pontos turísticos mais famosos da cidade). O beijo foi fotografado por Alfred Eisenstaedt e se tornou uma das fotos de comemoração do final da guerra mais famosa que conhecemos.

Quando viu um marinheiro abraçando correndo pela rua e abraçando todas as mulheres que via pela rua, o fotógrafo não teve dúvida. Pegou sua câmera e começou a correr junto com ele.  Foi quando o marinheiro beijou a enfermeira. Ele disparou quatro vezes. E pronto. Lá se foi uma das mais famosas fotos do mundo.
Com a pressa, Eisenstaedt esqueceu de anotar os nomes dos protagonistas da foto. Durante muito tempo, o casal permaneceu anônimo. Muitos aclamaram ser os protagonistas da foto. Três mulheres foram candidatas a enfermeira: Greta Friedman, Barbara Sokol e Edith Shain - nenhuma confirmada, já que seu rosto permaneceu oculto. Já em relação ao marinheiro, 11 americanos reclamaram a autoria do beijo. Por meio de comparações e com ajuda de peritos, foi possível chegar ao nome de dois marinheiros: George Mendonsa e Glenn McDuffie.

Em agosto do ano passado, Greta Friedman e George Mendonsa se encontraram por conta do beijo. A rede americana CBS reuniu a dupla para que pudessem contar como foi o momento 67 anos depois de ter acontecido.
O casal não se conhecia quando ocorreu o beijo. Mendonsa estava em um encontro com Rita Petry - sua mulher atualmente - no Radio City Music Hall. A apresentação foi interrompida momentaneamente e foi anunciado o fim da guerra. O senhor, que hoje tem 89 anos, tinha bebido um pouco mais do que deveria e não pensou duas vezes antes de sair para comemorar. Enquanto corria desenfreado pela Times Square, o rapaz viu a enfermeira, foi em sua direção e a beijou. 
Durante muitos anos não sabia que era ele na foto. Seu amigo chegou um dia em sua casa com a fotografia, depois de muitos anos, e disse que era ele.

E aí? Acha que essa é realmente a história da foto? Ou será que algum outro protagonista é verdadeiro - e o casal que se conheceu só estava fingindo? Mesmo assim, interessante conhecer um pouco da história de uma foto tão famosa, né?

Leia também

4 comentários!

  1. NOSSA MAIS QUE LEGAL EU NÃO SABIA QUE ESSA FOTO TINHA MARCADO O FIM DA GUERRA, AMEEI O POST...
    visita meu cantinho? temos novidades e um video de make pro carnaval! E se você aderir a campanha MEU ROSTINHO FAMOSO você ganha um selinho de qualidade! mais informações http://braguete.blogspot.com.br/
    e se tiver um tempinho faça seu desafio pra nós na página FAÇA SEU DESAFIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a foto ficou super famosa exatamente por ter sido tirada no momento em que foi anunciado o final da guerra!

      Excluir
  2. Amei seu post. =D
    Acho bem legal a história dessa foto, e o que ela representa pra história mundial.
    Nada melhor que um beijo pra simbolizar a paz e o fim da guerra né? =D
    Beijos
    http://2bookgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! (: O beijo da paz! hahaha
      A história da foto também é muito interessante!!
      Beijos!

      Excluir

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons