23 de novembro de 2012

O império é você

Nome: O Império é você
Autor: Javier Moro
Editora: Planeta

Você gosta de história do Brasil e quer conhecer um outro lado, além daquele que aprendemos nas aulas da escola? Então esse livro é uma ótima opção! O livro foi alvo de críticas por historiadores, mas com certeza fará com que você se apaixone um pouquinho mais pela história de nosso país!


Pedro é um jovem como outro qualquer. Gosta de sair com os amigos, beber um monte e fazer besteiras e também não perde tempo quando vê uma mulher bonita - é um baita de um mulherengo. Só que ele não é igual aos outros: é herdeiro do trono de Portugal. Por isso, deve agir de acordo com as regras. Pedro, então, vê-se em uma situação delicada quando é obrigado a abandonar sua amada Noémie, grávida de seu filho, para casar com alguém que ele nem conhecia. 

Leopoldina é uma princesa infanta do fabuloso Império Austro-Húngaro. Cresceu na Europa e foi educada de modo a aprender algumas línguas, ter uma cultura ímpar e ser estudiosa e interessada em diversos assuntos - entre eles as ciências. Quando começou a ser bajulada para casar-se com o filho de D. João VI e viajar para o Brasil - uma terra desconhecida que só conhecia por meio dos livros que lia -, não perdeu tempo e aceitou a oferta. Agora a jovem Leopoldina, apaixonada por seu futuro esposo, a quem nem conhecia, vagava rumo ao desconhecido para viver sua jornada e finalmente conhecer a América, lugar tão exótico. 

Mesmo não sendo uma pessoa culta, Pedro consegue se dar bem com Leopoldina. E, durante os primeiros tempos de casados, ele não olhou para outra mulher. A admirável austríaca fez com que o príncipe aprendesse muito, conhecesse muitos autores que quase não eram conhecidos no Brasil e, com eles, soubesse que o mundo poderia ser mais liberal. Porém, nem tudo foram flores para Leopoldina - e a estadia dela no Brasil não foi como o imaginado.

Após sua primeira gravidez, a futura rainha percebeu que Pedro não era mais o mesmo. Ele voltara a sair com outras mulheres e almejava maior participação política. E tudo vai conforme seu plano quando, após algumas rebeliões, o príncipe consegue conquistar o povo brasileiro e declarar a independência do Brasil. Tudo isso faz com que a estadia do casal nas terras exóticas se prolongue - e a depressão de Leopoldina fique cada vez pior. 

O livro é muito bom. Mesmo sabendo o que vai acontecer, gostamos de ler o que os personagens pensam, como eles agem - e porque o fazem deste modo. É interessante ver a relação da culta Leopoldina com Pedro, e como a princesa vai mudando ao longo de sua estadia no país. As agilidade política do Imperador e suas recaídas em braços de amantes -principalmente quando se trata de Domitila, sua perdição. Realmente aqueles que gostam de história vão se apaixonar!