15 de outubro de 2012

Meme Literário de um Mês 2012 - parte 3

E aí, estão gostando do meme? Espero que sim! Vamos a mais cinco perguntinhas!



Dia 11 – O que faz um grande escritor? O que faz um grande livro? Quais são as qualidades essenciais em ambos, na sua opinião, para que eles estejam entre os melhores?

O grande escritor é aquele que consegue escrever não apenas um, mas vários livros bons. Não adianta escrever O livro e depois só escrever coisa ruim - desse jeito parece, até, que não foi ele quem escreveu aquele bom de verdade. Sir Arthur Conan Doyle, Agatha Christie, J.K Rowling, Meg Cabot... Todos são ótimos escritores, praticamente todos os livros (que eu li, pelo menos) desses autores são muito bons!


Um grande livro, por sua vez, é aquele que prende o leitor. É aquele que faz com que eu prefira ficar em casa lendo do que sair. Que faça com que eu queira ler a cada segundo do dia e leve meu livro para qualquer canto que eu vá esperando uma oportunidade para ler. É o caso de "Em chamas", da série "Harry Potter", "A Mediadora", entre muitos outros!



Dia 12 – Você prefere livros narrados em primeira ou em terceira pessoa? Na sua opinião, o tipo de narrador pode influenciar a história do livro? Fale sobre o assunto.


O tipo de narrador pode, sim, influenciar na história. Aquele livro narrado em terceira pessoa é bom, já que conseguimos saber o que cada personagem sente, vive, imagina. Já o narrado em primeira pessoa nós nos sentimos mais próximos do personagem principal, sentimos seus desejos e expectativas  e, ainda, não sabemos o que o outro está pensando - se corresponde ao que você quer, ao que você pensa... 


Eu não acho que o tipo de narração pode interferir diretamente na minha leitura. Nunca escolhi um livro pelo fato de ser narrado em primeira ou terceira pessoa. Confesso que raramente me preocupo quem está narrando e as vezes até nem percebo. Pode ter certeza que se alguém me perguntar de algum livro que eu li ultimamente, é capaz que eu nem lembre quem estava narrando. 



Dia 13 – Cite um trecho de um livro que você gosta.


Difícil escolher um só trecho. Então resolvi citar alguns, vale? 

"Temos que procurar fazer o melhor de uma situação ruim" - O Menino do Pijama Listrado, John Boyne
"Todos nós aqui somos loucos. Eu sou louco,você é louca". - Alice no País das Maravilhas, Lewis Caroll
"Não são nossas atitudes que mostram quem realmente somos; são nossas escolhas" - Harry Potter e a Câmara Secreta, J K Rowling


Dia 14 – Você costuma frequentar bibliotecas? A biblioteca municipal? A da faculdade? Quantos livros costuma pegar? Fale um pouco sobre o assunto.

É difícil. Eu prefiro comprar livro e ter eles para mim. Ter minha própria bibliotequinha particular em casa. Quando vou a biblioteca, normalmente vou na da faculdade, para alugar livros relacionados ao meu curso - e raramente fico muito tempo com eles. Eu pego o livro, tiro cópia do que preciso (ADORO grifar livros de matéria da faculdade) e devolvo em menos de uma semana.



Dia 15 – Se você pudesse escolher um único livro para ganhar/comprar até o final do ano, qual seria?
 (Pergunta  feita no Meme de 2011. Se você participou na época, procure comparar as respostas. Ainda é o mesmo livro? Você acabou conseguindo o livro escolhido da época?)


Poxa, um único livro!? Sacanagem, heim? Tem vários que estou morrendo de vontade de ganhar (gente, meu aniversário tá chegando, #ficadica)... Como só pode um, estou morrendo de vontade de ler "Divergente", da Veronica Roth.