1 de outubro de 2012

Eric Hobsbawm

Hoje morreu um dos maiores historiadores atuais. Eric Hobsbawn morreu de pneumonia aos 95 anos de idade. Não conhece ele? Então vamos falar um pouquinho sobre essa grande personalidade!


Hobsbawm é considerado um dos maiores historiadores do século XX, tendo escrito vários livros, sendo os mais famosos: "A Era das Revoluções", "A Era do Capital", "A Era dos Impérios" e "Era dos Extremos"... Com certeza, se você está prestando vestibular ou prestou nos últimos anos, já deparou com um trecho de algum desses livros.

O historiador era judeu, nascido no Egito, filho de pai britânico (descendente de poloneses e russos) e mãe austríaca. Cresceu em Viena e Berlim. Aderiu ao comunismo com apenas 14 anos, após a morte dos pais - e se voltou ao marxismo desde quando pôs os olhos no manifesto comunista de Marx. Defendia que a Alemanha precisava de uma revolução.

Quando Hitler subiu ao poder, Hobsbawm se mudou para Londres, não só por ser judeu, mas também por ter conseguido uma bolsa na Universidade de Cambrigde. Lá adquiriu a cidadania britânica e já se filiou ao partido comunista inglês. Quando a Rússia começou a aplicar o comunismo, o historiador acreditava que um novo mundo nasceria - mas acabou por ser um crítico do modo que as coisas haviam acontecido por lá.

Assim como Stephen Hawking, Hobsbawm ganhou o título de "Companhia de Honra", que é raramente dado a historiadores - o que fez com que se comprovasse a qualidade de seus trabalhos.

Além dos livros que o deixaram famosos, o historiador escreveu sobre a história do Jazz, uma de suas paixões. Foi, durante anos, crítico desse ritmo, sempre sob o pseudônimo de Billie Holliday, um trompetista comunista.


Veja entrevista feita com ele pela Globo em 1990. É muito interessante (está no link 1 abaixo). Se quiser saber qual sua bibliografia disponível em português, têm no link 3! 

Para saber mais: [1], [2], [3]