Dia Nacional do Livro

by - outubro 29, 2012


O dia 29 de Outubro é comemorado como o Dia Nacional do Livro (o dia internacional, definido pela ONU, é só em abril). Como esse dia não poderia passar em branco, resolvi pesquisar e contar o motivo pelo qual o dia de hoje foi escolhido para carregar essa data!

Em 1808, a família real portuguesa veio ao Brasil. Junto com ela, vieram 60 mil peças (entre livros, manuscritos, moedas e mapas), que integrariam o patrimônio de nossa Biblioteca Nacional. A biblioteca foi fundada, justamente, no dia 29 de outubro de 1810! Entre o período em que a família real chegou ao Brasil e a finalização da biblioteca, essas peças foram armazenadas dentro de um hospital.

A vinda da família real também trouxe outras novidades no campo literário. Até então, o Brasil não editava livros. A primeira edição oficialmente brasileira foi feita justamente em 1808, com o consagrado Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga, um dos insurgentes da inconfidência mineira. Após a volta da corte à Portugal, o Brasil continuou editando livros - e o faz até hoje!

Agora que já sabemos que dia é hoje, que tal comemorar? Pegue um livro novo ou antigo para ler, dê um livro para seus amigos e familiares! Aproveite o dia e entre de cabeça no mundo da leitura que, pode ter certeza, vai compensar - e muito!

Leia também

0 comentários!

Seu comentário é muito importante! Obrigada por comentar, e aproveite sua visita!

* Os comentários são moderados, então dependem de aprovação para serem publicados.

O conteúdo do blog foi escrito e criado por mim, salvo quando sinalizado. Se for copiar, me avise e coloque os devidos créditos. As imagens e fotos, se não tiradas por mim ou criadas para o blog, foram retiradas, em sua maioria, do Pixabay. Caso seja de sua autoria, me avise para que eu coloque os devidos créditos!

Licença Creative Commons