1 de maio de 2021

Raya e o Último Dragão

 


Há muito tempo, no mundo de fantasia de Kumandra, humanos e dragões viviam juntos em harmonia. Mas quando uma força maligna ameaçou a terra, os dragões se sacrificaram para salvar a humanidade. Agora, 500 anos depois, o mesmo mal voltou e cabe a uma guerreira solitária, Raya, rastrear o lendário último dragão para restaurar a terra despedaçada e seu povo dividido.
Kumandra sempre foi uma região pacífica e próspera, habitada por seres humanos e dragões. Um mal inesperado assombra a civilização e transforma seus cidadãos em pedra. Para salvar a humanidade, Sisu, a última entre os dragões, faz um sacrifício e consegue fazer com que todos aqueles que haviam sido petrificados retornem ao seu estado original.

Esse sacrifício resultou em um talismã, que a princípio deveria unir todos os povos de Kumandra e garantir novamente sua prosperidade. Mas não é isso o que acontece e a antiga civilização se divide em cinco reinos: Presa, Espinha, Cauda, Garra e Coração.

Raya é a princesa de Coração e seu principal objetivo é manter o talismã de Sisu seguro, garantindo um pouco de prosperidade para a humanidade. Seu pai é um pacifista e sonha em unir os cinco reinos de volta na grande Kumandra.

Mas, é claro, seu plano dá errado, o talismã é quebrado e a civilização volta a ser assolada pelas sombras que transformam os seres humanos em pedra - petrificando, inclusive, o pai de Raya. É daí que começa a jornada da nossa heroína, que tem esperanças de encontrar Sisu, a última dos dragões, e salvar seu pai.

Eu fico mesmo muito feliz de ver a nova geração de princesas da Disney - que têm uma história própria e que o desenvolvimento não gera um final feliz que envolve necessariamente se casar com um príncipe. É muito legal ver essas personagens que com certeza inspirarão as novas gerações a valorizarem principalmente a família e a própria jornada - independentemente se vão ou não conseguir alguém no final das contas. Inclusive, a existência ou não de um par romântico nem é uma preocupação de Raya!

Os personagens secundários também são ótimos - um representando cada reino, quase todos, de certa forma, assolados pelas sombras e sozinhos no mundo. A antagonista, Namaari, não é rasa e simplesmente quer prejudicar a protagonista. Ela tem seus motivos para pensar e agir da forma que o faz e também tem suas próprias dúvidas e crenças.

Apesar de ser utópica, a mensagem que o filme passa é incrível: se os povos aceitarem suas diferenças e decidirem por viver em paz, o mundo conseguirá alcançar a prosperidade de uma forma que nunca foi vista antes! 

O filme já está disponível para quem assina o Disney +! Assista o trailer: