12 de maio de 2018

Interferêcias

Nome: Interferências
Autora: Connie Willis
Editora: Suma
Páginas: 464


Briddey e Trent trabalham na mesma empresa, a Commspan, uma concorrente da Apple que está fazendo de tudo para conseguir inovar e criar um celular incrível, que não teria nem comparação com qualquer outro. Ele é o galã da empresa e ela consegue roubar seu coração - todo mundo por lá fala sobre as flores que ele manda para ela frequentemente e os restaurantes incríveis em que vão jantar.

E, é claro, agora estão todos comentando sobre o EED que os dois vão fazer. O EED é um dispositivo colocado no cérebro do casal que aumenta a percepção dos sentimentos que um nutre pelo outro. Agora você pode realmente saber o quanto seu parceiro te ama!

E todo mundo na empresa não para de dizer o quão sortuda Briddey é por ter a chance de fazer o procedimento com um cara como o Trent. Quer dizer... Todo mundo menos C.B. Schwartz, um gênio da informática que também está trabalhando no novo celular pela Commspan, mas que é um tanto esquisito: ele anda todo desarrumado e trabalha no porão congelante da empresa... Ele começa a bombardeá-la com dados científicos para mostrar como o EED é prejudicial - e até joga informações relacionadas com Hitler e Joana D'Arc no meio para tentar fazer com que realmente mude de ideia.

O que o pessoal da empresa ainda não sabe é que Briddey e Trent conseguiram adiantar o procedimento! Quando acorda, após a cirurgia, Briddey espera sentir desde logo as emoções de Trent. Mas algo pior acontece: ela começa a ouvir a voz de C.B. Schwartz. Ela tem certeza que era tudo um plano secreto dele... afinal, não é possível que ela consiga conversar com alguém apenas pelos pensamentos, é?

O que era para ser um procedimento simples para aumentar o amor que sentia por Trent virou um pesadelo - e agora ela virou uma telepata que só consegue se comunicar com o esquisito do C.B. Schwartz. E agora? Como reverter a situação? Como contar para Trent sem que ela pareça louca?


Sabe Black Mirror? Esse livro com certeza vai agradar seus fãs! Que nem a famosa série, aqui a história se passa no nosso mundo - e tem um pequeno detalhe, relacionado com a tecnologia,  que é algo super normal para as personagens, mas que traz aquele mesmo sentimento aflitivo que temos com os episódios de Black Mirror. 

Ao mesmo tempo em que trás uma comédia romântica bem fofinha, o livro faz uma crítica ao excesso de informações que compartilhamos nas redes sociais e como as pessoas estão dependentes da tecnologia hoje em dia.

Eu gostei muito do livro! Eu adorei conhecer Briddey e a família maluca dela - que definitivamente não sabe o que é privacidade... Amei ver a evolução da relação de Briddey com C.B. e ao mesmo tempo a vontade de Trent de crescer... E adorei ver um toque de ficção científica no meio de tudo isso! 

Confesso que cansei um pouco da fase de negação de Briddey - apesar de ser totalmente aceitável dentro das condições que ela se encontrava -; e também acredito que o livro se alongou um pouco em alguns momentos (como ocorre na 'fuga' de uma das últimas cenas... mas o resultado final do livro foi ótimo! A autora consegue escrever de um modo que me deixou colada nas páginas, super curiosa para entender um pouco mais sobre a telepatia e o modo como os dois iam conseguir sair daquilo!