24 de fevereiro de 2017

Calafrio

Nome: Calafrio
Autora: Maggie Stiefvater
Editora: Agir Now
Páginas: 348


Quando era mais nova, Grace foi atacada por um bando de lobos e sobreviveu por pouco. Desde então, desenvolveu uma obsessão por esses animais... Em especial por um de olhos amarelos, que ao invés de seguir os instintos ficou parado a observando...

Sam não é um adolescente normal. Ele também foi atacado por lobos, mas ao invés de se curar das feridas como ocorreu com Grace, ele mudou completamente. Desde então, ele passa os invernos em forma de lobo. E a única coisa que o deixa mais humano são seus olhos... amarelos.

Anos depois, um outro ataque resultou na morte de um garoto. Com isso, a cidade começou a se mobilizar para exterminar os lobos da cidade e impedir que isso ocorra mais uma vez. Depois de levar um tiro, durante a caça, Sam finalmente se revela - em sua forma humana - para Grace. E, é claro que ela vai ajudar aquele garoto com os fascinantes olhos amarelos. A única coisa que ela não sabe é que seus anos como humano estão acabando... E em pouco tempo, Sam será lobo para sempre.



Eu sempre fui curiosa em relação à esse livro. Além da história, que envolve um pouco desse tema sobrenatural (lobisomens) que eu costumo gostar, a capa é maravilhosa - o que deixa tudo mais atraente (sim, eu julgo livros pela capa). Finalmente tive a oportunidade de ler e, vou dizer, não me arrependo! Apesar disso, acho que esperava um pouquinho mais da história. Senti que faltou alguma coisa - o final do livro, por exemplo, não me deixou morrendo de vontade de ler o próximo (o que acho uma grande falha, considerando que é uma trilogia). 

A narrativa é dividida entre os pontos de vista de Grace e de Sam, sempre acompanhando a temperatura daquele dia, já que esse é o principal fator de transformação dos lobisomens. Os dois são ótimos protagonistas. Em nenhum momento fiquei cansada de ler por conta da chatice deles (como aconteceu quando li Crepúsculo, Jogos Vorazes ou Divergente, por exemplo). 

De certa forma até me identifiquei com Grace, que é estudiosa, ama ler e é extremamente organizada (apesar de não ter nenhuma relação da família dela com a minha). Sam também é um personagem interessante, com uma vida bem incomum e que tenta ao máximo se formar como uma pessoa boa, apesar de ser condenado a passar o resto da vida como um lobo.

Enfim, para quem gosta de livros com seres sobrenaturais e um bom romance, vale a pena a leitura. Apesar de ser bem diferente, acho que o livro é ideal para os fãs de Crepúsculo, por exemplo, só que Grace é muito mais bem resolvida do que Bella! Vale a pena a leitura!