27 de janeiro de 2017

Black Mirror - 3ª Temporada


Black Mirror é a série do momento! Sem dúvidas, a forma como a série examina o nosso modo de vida e como a tecnologia, apesar de muitas vezes ser boa, pode nos prejudicar bastante. Cada temporada da série tem poucos episódios, bem diferentes uns dos outros. Assim, vou falar um pouquinho sobre cada um deles para vocês!

A terceira temporada foi a única produzida pela própria Netflix, então já dá para saber que tem qualidade, né? 

[1ª Temporada][Especial de Natal] [2ª Temporada]

Nosedive


Aqui, as pessoas são classificadas conforme a maneira que agem. A cada ação que fazem, elas devem classificar o lugar em que estava, as pessoas com quem interagiu... E a classificação de cada um é essencial para aquilo que a pessoa quer se tornar - define que filas ela pode pegar, os lugares que ela pode viver, ou seja, quanto melhor você está classificado, você tem um padrão de vida melhor!

A protagonista, Lacie, sonha em se mudar para uma casa dentro de um condomínio maravilhoso, mas o condomínio só está disponível para aqueles que tem nota superior a 4,5. Ela, que é uma 4,2, vê a chance de melhorar a classificação ao ser convidada para ser a dama de honra de sua amiga de infância - que só tem amigos com classificações bem altas.

Hoje não estamos tão longe disso. Com certeza tem muita gente que vive por conta das curtidas que tem nas fotos, dos seguidores que tem no instagram... O modo como a protagonista age, sempre querendo boas avaliações, sem dúvidas já é reflexo daquilo que postamos nas redes sociais. Realmente, é uma ótima maneira de refletir sobre o modo de vida que estamos levando.

Playtest


Já imaginaram um vídeo game de terror no modo "realidade virtual"? Pois bem. Em Black Mirror isso pode ser realidade. Connor, um americano que precisa de dinheiro para voltar para casa depois de dar a volta ao mundo, aceita testar o jogo de terror.  É claro que, ao longo do teste, vemos vários clichês de filme de terror, colocados de forma a aterrorizar o americano. Mas não é apenas isso que vai assusta-lo. Ele terá que enfrentar medos que nem sabia que poderiam aparecer. E o final, sem dúvidas, é bem inesperado.

Eu gostei do episódio. Estamos com jogos com gráficos cada vez melhores e já temos uma experiência com realidade virtual. Mas nada se iguala ao que Connor vivenciou. Sem dúvidas, um jogo desses mudaria todo o cenário de games! Mas será que é seguro?

Shut Up and Dance


Sabe aquelas pessoas que colocam adesivos em cima da webcam? Às vezes elas estão mais que certas. O que você faria se alguém filmasse aquilo que ninguém mais pode ver? Kenny se viu nessa situação. E se ele não seguir exatamente as ordens do grupo que o filmou, tudo o que foi filmado será divulgado para o mundo.

Sem dúvidas, um dos episódios mais próximos da nossa realidade! Qualquer um atualmente pode ser vítima de um vídeo feito pela webcam - ainda que não seja tão grave quanto o que Kenny fez. Também ficamos impressionados com até que ponto as pessoas vão para proteger os seus segredos mais obscuros.

San Junipero



O que acontece depois que morremos? A tecnologia pode nos ajudar com isso! E San Junipero é o lugar em que as esperanças se renovam. Yorkie é uma garota tímida que conhece Kelly. Enquanto para a primeira, San Junipero é tudo o que ela tem, para Kelly é apenas um modo de passar o tempo enquanto espera o inevitável.
Sem dúvidas, a história mais feliz de Black Mirror (e talvez por isso eu tenha gostado tanto do episódio)! E nem por isso deixa de atingir seus objetivos. Afinal, nem sempre a tecnologia vem para o mal. San Junipero traz ma inesperada história de amor com pessoas que se conheceram por meio da tecnologia (o que é muito comum hoje em dia, né?).

Men Against Fire


Stripe se junta ao exército para ajudar a exterminar as "baratas", seres parecidos com humanos, mas grotescos, malvados e deformados. Para isso, todos os soldados devem vestir lentes que os ajudam a identificar os inimigos. Na sua primeira caçada, porém, uma das criaturas  joga um líquido nele que faz com que a lente comece a falhar - e ele enxerga muito mais do que gostaria.

A história sempre se repete. Querendo ou não, as baratas que todos sempre aprenderam a odiar podem ser muito diferente por baixo das faces deformadas. Hoje, nem sempre vemos essas distorções - mas o ódio aparece para quem estiver lá para assistir. É isso que vemos com o preconceito, a xenofobia e muito do que acontece hoje em dia.

Hated in the Nation 


O episódio retrata algo muito normal que acontece hoje em dia. Quando alguém faz algo que não gostamos, não pensamos duas vezes antes de reclamar nas redes sociais. Com isso, uma hashtag que surgiu do nada propõe um jogo: aquele nome que mais for citado será eliminado ao final do dia. E, é claro, a tecnologia evoluiu ainda mais. As abelhas - que hoje encontram-se em extinção - foram substituídas por pequenos drones... Que podem ser mais perigosos do que imaginamos.

Também gostei desse episódio. Realmente, é muito comum simplesmente sairmos para reclamar muito no twitter, mas nunca pensamos nas consequências das nossas palavras - que podem ser muito mais graves do que imaginamos a princípio.