28 de julho de 2016

Negócio das Arábias


Durante a recessão nos Estados Unidos, um homem de negócios falido (Tom Hanks) procura recuperar suas perdas financeiras viajando para a Arábia Saudita, a fim de vender sua ideia "genial" para um monarca que está construindo um enorme complexo no meio do deserto. 
Alan Clay perdeu a alegria de viver. Seu dia-a-dia é apenas uma repetição, ele se sente desapontado de não ter a capacidade de dar o futuro que a filha merece, e por não ser o homem bem sucedido que ele e a família esperavam. Ou seja, ele é uma decepção. Esse sentimento é canalizado para algo que ele acredita estar sugando toda sua energia.

Após anos trabalhando com T.I., Clay é enviado para a Arábia Saudita para vender uma nova tecnologia ao rei. No reino, o protagonista continua com a sua vida sem graça - o que percebemos pela constante repetição do que acontece durante os dias após a sua chegada. 

Ao mesmo tempo, ele se espanta com as diferenças que encontra nesse país, que tem uma tão peculiar. Apesar de tudo parecer bem estereotipado de início - o caos, o deserto, as vestimentas -, aos poucos Clay vai se adaptando ao novo local de trabalho, tentando encontrar alguma direção em sua vida.


É claro pelo filme a existência daquela pressão pela vida perfeita: a casa dos sonhos, o emprego dos sonhos, a família exemplar, a esposa feliz... Quando tudo vai por água abaixo, não é a toa que o ânimo de Clay também vai embora. Apesar de estranhar a Arábia Saudita, tudo continua sem graça para o protagonista, o que é reforçado por meio de repetições que vemos ao longo da primeira metade do filme.

Na segunda metade do filme, ele parece acordar para seu entorno, finalmente criando consciência do que realmente está acontecendo em sua vida. A partir de então, vemos cada vez menos as repetições e passamos a explorar ainda mais aquele reino, seus costumes e seus cidadãos.

O filme é uma adaptação do livro Um Holograma para o Rei, de Dave Eggers. Eu ainda não li o livro, mas pelo filme, já sei que vou gostar! A atuação de Tom Hanks está incrível, o que não é novidade. Não me lembro de ter assistido um filme dele que não tivesse me agradado. Com uma mistura dehumor, drama e romance, Negócio das Arábias caminha na direção certa para agradar aqueles que estão em busca de uma boa diversão!

Gostaria de agradecer à Companhia das Letras e à Mares Filmes por me convidar para a cabine de imprensa. O filme estreia na quinta-feira, dia 04 de agosto. E, para quem está com algum amigo estrangeiro, a Mares Filmes está com a seguinte promoção: seu amigo gringo não paga o ingresso!