13 de julho de 2016

Fração de Segundo

Nome: Fração de Segundo
Autora: Kasie West
Editora: Seguinte
Páginas: 320

Leia a resenha de Encruzilhada 
Tem spoilers do primeiro livro!


Addie Coleman passou a vida dentro do Complexo Paranormal, uma cidade protegida por muros e escondida dos olhos Normais. Nesse Complexo, cada pessoa tem uma habilidade diferente, que é desenvolvida ao longo dos anos, e as diferencia daqueles que vivem do lado de fora. Addie, por exemplo, é Investigadora de Destinos, ou seja, quando ela tem de tomar alguma decisão, ela pode analisar as consequências de suas escolhas para, então, escolher a decisão que melhor lhe cabe.

E foi isso que ela fez quando seus pais decidiram se divorciar e pedir para que ela escolhesse com qual dos dois ficaria: seu pai, que decidiu sair do Complexo e viver no mundo Normal; ou sua mãe, que permaneceria lá dentro. Depois que finalmente decidiu, pediu para sua melhor amiga, Laila, Apagar sua Memória.

E não consegue entender o motivo de ter escolhido ficar dentro do Complexo. Ela se sentiu usada pelo namorado, traída pela melhor amiga e ainda passou por uma situação de quase-morte. Por isso, depois de tudo o que aconteceu, Addie não pensa duas vezes antes de decidir passar as férias com o pai no mundo Normal.

Lá, a garota se depara com Trevor, um ex-jogador de futebol americano Normal que prende a atenção dela de modo incomum. enquanto isso, Laila guarda um segredo que a melhor amiga contou antes de ter a memória apagada: ela tem a habilidade não apenas de Apagar as memórias das pessoas, mas também de Restaurá-las. E, disposta a cumprir com o prometido para a amiga, ela se aproxima de Connor, que vende produtos ilegais e não parece disposto a ajudar.


Quando terminei de ler Encruzilhada, não senti necessidade de uma continuação. Para mim, a história dava a entender que, apesar da escolha difícil de Addie, tudo ia dar certo no final. Por isso, fiquei com medo de que o segundo livro, de alguma forma, estragasse a história.  Felizmente, isso não aconteceu!

Dessa vez, ao invés de alternar dois futuros diferentes, o livro alterna em capítulos narrados por Addie, mostrando sua vida fora do Complexo e tentando entender os motivos pelo qual escolheu um futuro tão trágico; e outros narrados por Laila, que está desesperada para voltar a ganhar a confiança da amiga e mostrar sua lealdade.

Agora, vemos uma Addie um pouco diferente do primeiro. E, considerando tudo o que aconteceu, não é difícil de entender o motivo. Ela começa a ficar mais desconfiada, principalmente por descobrir algumas coisas que nunca imaginava que poderiam ter acontecido. Mas, ao mesmo tempo, continua a mesma personagem determinada e carinhosa que sempre foi. E, aparentemente, a garota tem uma nova habilidade que ainda não sabe bem como controlar.


 E eu, que não gostava muito de Laila em "Encruzilhada" comecei a gostar mais dela , principalmente ao ver a determinação para ajudar aqueles de que gosta. Duke continua sendo o mesmo manipulador que sempre foi; Trevor continua sendo fofo, mesmo com todas as coisas estranhas que vê acontecendo; e Connor é um personagem misterioso, e realmente ficamos com vontade de entender quais são suas motivações.

Dessa vez, tivemos um enredo que demonstra um aspecto distópico - que eu tanto gosto -, mostrando como realmente funciona o Complexo e como eles são, na verdade, controladores com seus moradores. Isso vai ficando claro ao decorrer da história, e passamos a nos perguntar se vale mesmo a pena viver por ali.

Eu fiquei bem satisfeita com esse livro! Kasie West consegue conquistar o leitor com sua narrativa e faz com que realmente pareça que nós estamos dentro da história. Sem dúvidas, foi uma continuação ótima para a história de Addie!