22 de abril de 2016

Ele está de volta (filme)


Você já imaginou o que aconteceria se Adolf Hitler aparecesse nos dias de hoje? Em "Ele está de volta" isso acontece! O ditador nazista acorda em 2014, sem saber de nada que aconteceu depois de 1945. Assim, ele começa a ver tudo o que acontece nos dias de hoje com a visão que tinha daquela época.

Hitler começa a fazer fama como um comediante, ou um ator, já que ninguém acreditaria que ele é realmente o ditador. Ele continua fazendo seus discursos, dando suas opiniões fortes e, com o tempo, aprendendo como funciona o mundo de hoje, com a internet e a globalização. E, enquanto isso, o povo dá audiência, rindo com o que ele fala e concordando com muitas das críticas que faz ao governo atual.


Até hoje, há polêmica sobre os últimos dias de Hitler. A teoria mais aceita é a de que ele se suicidou no bunker em que estava, mas foi queimado antes que alguém pudesse vê-lo. Porém, há outras teorias que afirmam que o Fuhrer conseguiu escapar com vida... Mas o enredo criado por Timur Vermes para seu livro é bem inovador: e se Hitler tivesse, na verdade, se teletransportado para os dias de hoje?

O livro, publicado no Brasil pela Editora Intrínseca, fez tanto sucesso que foi adaptado para um filme - e algo que eu achei bem interessante foi o fato de misturarem cenas reais. O ator, vestido de Hitler, saiu pelo país pedindo a opinião de alemães e vendo como o povo reagiria. 

A reação do povo foi surpreendente: a população sorria, tirava selfies e até o cumprimentava com a saudação nazista. O pior de tudo é que o discurso de Hitler foi aceito - muitos concordavam com o que ele dizia - principalmente em relação ao excesso de estrangeiros vivendo na Alemanha -, e apenas alguns achavam um absurdo o simples fato de alguém sair por aí vestida como o ditador nazista. 

E uma boa notícia para quem ficou interessado: o filme está disponível na Netflix!