7 de abril de 2016

5 teorias sobre Game of Thrones

Por Guilherme White

Uma das séries mais queridas e controversas dos últimos anos terá seu retorno no próximo dia 24. Game of Thrones conquistou milhões de fãs pelo mundo, e existem alguns motivos para isso: ambiente medieval com suas armaduras e espadas, guerras e sangue pra todo lado (há sempre os preferem fechar os olhos em algumas cenas), personagens complexos que nos fazem odiá-los e amá-los ao mesmo tempo... E, agora que a série antecede os últimos livros há também o fator “e o que raios acontece agora?”. São inúmeras teorias e conspirações. Afinal, quem ficará com o trono de ferro de Westeros?

Para quem ainda não acompanha a série, recomendo que comece. Demorei mais de um ano com muitos amigos dizendo “assista, é sensacional!” ou “é a melhor série da vida...” ou “dragões, cara! Dragões!!” e eu não tinha vontade de acompanhar. Até que um dia estava sem nada pra fazer e acabei assistindo por acaso a primeira cena da primeira temporada, que passa na HBO. O que foi isso?! Que coisa linda! Pouco mais de 7 minutos e você já começa a se perguntar o que será que vem por aí. 

Logo após a primeira cena começa de fato a abertura, e é meu dever dizer que é uma das mais belas aberturas que vi em séries. Belos gráficos, com engrenagens, construções, mapas e paisagens, como se tudo fizesse parte de uma grande máquina (ou jogo?) em que tudo se encaixa e faz essa máquina funcionar. Sem falar da música, que fica na cabeça por horas. Sério.

Bom, mas se você já é familiarizado com a série, aqui serão postadas teorias e expectativas para a sexta temporada e para quem ainda não terminou a quinta temporada:

SPOILERS e possíveis SPOILERS! Então continue o post por sua conta em risco.

AS 5 TEORIAS DE GAME OF THRONES

1- A primeira teoria é sobre a mãe de Jon Snow, e esta é uma das teorias mais aceitas e quase comprovada (provavelmente será vista logo no início da próxima temporada). Jon é apresentado logo na primeira temporada como o “bastardo de Winterfell”, filho de Eddardd Stark, o Ned, com uma prostituta qualquer. A teoria fala sobre quem seria de fato sua mãe e também seu verdadeiro pai. Snow seria filho de Lyanna, irmã de Ned, com o irmão mais velho de Daenerys, o até então príncipe Rhaegar Targaryen. 

Na série, o rei Robert Baratheon diz que Rhaegar teria sequestrado e estuprado Lyanna, mas a realidade mostraria que Rhaegar e Lyanna se amavam e tiveram um filho. A famosa teoria R+L=J. Então após a morte dos pais de Jon, Eddard Stark assumiu o bebê como seu filho, para protegê-lo de Robert, que desejava a morte de todos os Targaryen.

Motivos para acreditar nessa teoria: Sir Barristan Selmy era o antigo guarda real que serviu tanto os Targaryen quanto os Baratheon, e em uma conversa com Daenerys ele afirma que Rhaegar foi uma das pessoas mais bondosas que havia conhecido, então como uma pessoa dessas seria capaz de sequestrar e estuprar uma mulher? Além disso, todos conheciam Ned Stark por ser um homem de grande honra, e que “ter um filho com uma prostituta não seria do feitio de Ned Stark” (segundo Stannis Baratheon). E mais um fato seria a irritação de Eddard após o rei Robert comandá-lo a matar Daenerys e seu irmão Viserys, ambos membros da família Targaryen.

Confuso, não é mesmo? Mas quase todos os fãs dos livros e da série concordam com essa teoria.

2- Uma lenda Targaryen diz que “o dragão tem três cabeças”. O que isso significa? Significa que o equilíbrio seria trazido por três membros da família Targaryen. Sabemos da existência de Daenerys e, se comprovada a primeira teoria, Jon também seria um Targaryen. Restaria então descobrir quem é o terceiro membro, já que Viserys é morto na primeira temporada e não tinha sangue do dragão, segundo sua irmã. Muitos dizem que ninguém mais ninguém menos que Tyrion Lannister seria um “verdadeiro dragão”. Tyrion seria filho do estupro de Joanna Lannister, mulher de Tywin Lannister, pelo rei Aerys Targaryen, o Rei Louco. Sem poder comprovar que Tyrion não é seu filho, Tywin teve que assumir a paternidade do anão para manter a honra da família Lannister, algo que ele tanto prezava. Por esse motivo Tyrion seria tão odiado pelo seu “pai”. Seria curioso se fosse verdade. Muitos torcem pelo anão e adorariam vê-lo montado em um dos dragões. Tyrion teria grande fascinação por dragões e sonhos nos quais ele estaria montado em um deles, algo típico dos Targaryen.

3- Jon Snow (ou seria Jon Targaryen?) seria o salvador de Westeros. Para os leitores do livro, ele seria a reencarnação de Azor Ahai, lendário guerreiro que derrotaria os White Walkers, salvando e unindo a população dos Sete Reinos de Westeros. Com a morte de Jon na quinta temporada, muitos agora esperam que ele renasça do fogo, como diz a lenda. Azor Ahai, renasceria do fogo e empunharia sua espada, que muitos acreditam também ser a famosa Garralonga (Longclaw), feita de aço valiriano. Jon então seria Azor Ahai, teria uma espada matadora dos Walkers, seria herdeiro legítimo do trono e montaria um dragão. Será? Bom, a parte do dragão eu não sei, mas o resto é bem possível e provável. Resta saber se Melisandre vai fazer algo direito dessa vez, já que por causa dela Stannis e Shereen estão mortos.

4- Quem são os White Walkers? É possível encontrar em sites algumas discussões sobre a origem dos Walkers e quem seria o Night’s King, o comandante desses temidos seres. Os caminhantes brancos teriam sido humanos antes de serem do jeito que são atualmente? Bom, em um dos episódios da quarta temporada fica comprovado que sim, um humano pode virar um deles. Um dos filhos de Craster é transformado com um simples toque. E uma das teorias diz que o Rei da Noite teria sido um Stark, o décimo terceiro comandante da famosa Patrulha da Noite, e descendente dos Primeiros Homens. Por esse motivo os Stark teriam papel fundamental para combatê-los, já que seriam da mesma linhagem e, em teoria, detentores de poderes também desconhecidos. A história diz que o Rei da Noite não teria alma, por isso acredito que ele poderia ter vagado durante milhares de anos até reunir seu exército e finalmente ter poder para invadir e dominar os Sete Reinos.

5- Já que estamos falando dos White Walkers, a quinta teoria diz respeito às armas que poderiam matá-los. Vimos que vidro de dragão e aço valiriano são efetivos contra os caminhantes e as duas armas seriam forjadas com fogo de dragão, então aparentemente os dragões de Daenerys seriam fundamentais para derrotá-los, já que existem poucas espadas de aço valiriano nos Sete Reinos e não se sabe ao certo como é feito o vidro de dragão. Creio então que todos os personagens dependem de Samwell Tarly e seus estudos para se tornar um meister em Vilavelha, imagino que ele deve descobrir como derrotar o Rei da Noite e os outros Walkers.

E aí, você conhece ou formulou mais alguma teoria?