16 de março de 2016

Ex-Machina


Nathan Bateman é um gênio recluso, presidente de um famoso site de buscas, o Blue Book. Para testar sua nova invenção, ele decide convidar um de seus funcionários para passar uma semana em sua casa. Caleb é o sortudo escolhido, por meio de um concurso, para conhecer e interagir com seu chefe - e ele mal espera o que vem pela frente.

Assim que chega na isolada residência de Nathan, Caleb descobre que, na verdade, foi escolhido para testar a mais nova invenção do chefe: Ava, uma robô construída com inteligência artificial. Caleb deve testar e comprovar que a robô tem mesmo sentimentos e atitudes humanas, não apenas imita o que vê a seu redor. Porém, quanto mais permanece no local, mais desconfiado Caleb fica. Em quem ele pode confiar?



Ao longo do filme, nós ficamos aflitos e curiosos, espantados com a criação de Nathan, admirados com a humanidade de Ava e, ao mesmo tempo, com sua aparência robótica (que é perfeita, graças aos efeitos visuais). O filme recebeu o Oscar de melhores efeitos especiais - e não é a toa. Ava tem a sua parte robótica feita com perfeição - e é difícil olhar aquilo e acreditar que, na verdade, pouco é real.

Alicia Vikander demonstra mais uma vez a sua habilidade como atriz, sem dúvidas se consagrando mais e mais em Hollywood. Na verdade, as atuações, de modo geral, são ótimas! Não apenas Alicia, mas também Domhnall Gleeson - que também fez os indicados ao Oscar "O Regresso" e "Brooklyn" - consegue transparecer bem a dúvida que o corrói; e Oscar Isaac, que realmente parece ser o gênio recluso que é.