22 de março de 2016

Como eu era antes de você

Nome: Como eu era antes de você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
"Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível."

Louisa Clark, de 26 anos, tem uma vida tranquila e pacata em uma cidadezinha no interior da Inglaterra. Ela trabalha há anos em um café - e, por gostar do trabalho, não tem muita vontade de sair de lá; namora Patrick por um bom tempo - mesmo que o namoro seja mais por comodismo do que realmente por amor; e vive na casa dos pais, com sua irmã prodígio, Treena, seu sobrinho Thomas e seu avô. Ela está satisfeita com sua vida do jeito que é, e não tem nenhum plano para mudar.

Porém, mudanças sempre aparecem do modo mais inesperado - e, de um dia para o outro, Lou se vê sem emprego. Após diversas tentativas e entrevistas, ela encontra uma vaga ótima, mesmo que temporária: procuravam uma cuidadora para um tetraplégico, pagando um salário muito acima do normal. Mesmo sem nenhuma experiência, Lou é aprovada para a vaga.

Mas, em uma semana de trabalho, ela acha aquele emprego insuportável. O tetraplégico em questão é Will Traynor, que está há 2 anos em uma cadeira de rodas, é sarcástico, mal humorado e não se preocupa em tratar os outros bem. Antes do acidente que tirou seus movimentos, ele era uma pessoa bem ativa - praticava esportes radicais, tinha várias namoradas e era CEO de uma grande empresa em Londres. Era realmente difícil para ele ter que depender dos outros para viver, ainda mais na cidadezinha sem graça em que cresceu.

Durante seu contrato, Lou decide mostrar para seu novo patrão que há motivos para viver. E isso faz com que ela saia de sua zona de conforto e realmente viva, tendo os melhores 6 meses de sua vida.


A narrativa é feita, em sua maior parte, por Lou, mas também há capítulos narrados por outros personagens - como Treena, a irmã prodígio de Lou; ou pela Sra. Traynor, a mãe de Will. 

Lou é realmente uma pessoa peculiar, tanto em sua personalidade quanto em seu modo de vestir. É muito interessante ver a mudança de sua visão de mundo. A Lou de antes, limitada à uma vida simples, sem muita ambição e sem planos para o futuro, já não existe mais. Will também mudou durante a narrativa - é claro o quanto ele relaxou e conseguiu aproveitar mais a vida durante o período em que teve Lou como cuidadora .

Eu gostei muito do livro. Jojo Moyes consegue discutir um assunto complexo - o suicídio assistido - de maneira incrível e relativamente leve, mas sempre com a carga emocional no ponto certo. Ao longo do livro, nós sorrimos, rimos e também ficamos com lágrimas nos olhos. Vale mesmo a pena ler!