22 de fevereiro de 2016

Um perfeito cavalheiro

Nome: Um Perfeito Cavalheiro
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Páginas: 304



No terceiro volume da Série Os Bridgertons, conhecemos Sophie Beckett, que é filha ilegítima de um conde. Ela foi deixada na porta da mansão do conde quando ainda criança, aos 3 anos, e cresceu recebendo a educação adequada para qualquer dama nobre. 

Quando completou 10 anos, achou que finalmente teria uma família: seu pai, que nunca a tratou como filha, casou. Porém, sua vida se tornou ainda mais difícil: ao reconhecer Sophie como filha bastarda de seu marido, a nova condessa agiu como a perfeita madrasta má. Quando o conde veio a falecer, a condessa passou a tratar Sophie como criada, e à garota só coube sonhar com os eventos da alta sociedade britânica.

Uma noite, com a ajuda das outras criadas, Sophie consegue entrar às escondidas no baile de máscaras de Lady Bridgerton, onde conhece Benedict, o Bridgerton número 2. Os dois se conectam rapidamente. À meia noite, porém, Sophie tem que sair correndo da festa, para não revelar a sua identidade. No dia seguinte, Sophie é expulsa de sua casa pela madrasta - que descobre que ela foi ao baile no dia anterior -, enquanto Benedict procura sua dama misteriosa.

Três anos depois, os dois se reencontram - mas Benedict não a reconhece como a dama misteriosa por quem se apaixonou no baile de máscaras da mãe. A atração entre eles é inevitável, e os dois terão de encontrar uma maneira de ficar juntos sem que Sophie vá contra suas convicções de nunca se tornar amante de ninguém.


O livro é claramente inspirado na história da Cinderela: a madrasta má, as duas irmãs, Sophie ser tratada como criada, ter que sair do baile à meia noite...  Eu gostei muito da Sophie. Ela sabe bem o que quer e de seu lugar. Eu também gostei de Benedict, porém não o achei tão cavalheiro como o título dá a entender. O título original da obra, traduzida, seria "A Proposta de um Cavalheiro". Em Portugal, o título escolhido foi "Amor e Enganos". já que algumas das ações de Benedict não são realmente as ações de um cavalheiro.

Dentre os três livros sobre os Bridgertons até então, esse é o mais diferente. Mesmo assim, ainda conta com o tom certo de romance e aquela pitada de humor que fez com que Julia Quinn me conquistasse! Eu confesso que estou louca para ler o próximo volume e ver Colin, o irmão número 3, finalmente encontrar seu amor - ele, sem dúvidas, foi o meu Bridgerton favorito até agora, mesmo sem ter lido sua história!