8 de fevereiro de 2016

O Regresso


Baseado em fatos reais, O Regresso conta a história de Hugh Glass, um norte-americano que ganha a vida vendendo peles de animais que caçou no oeste dos Estados Unidos. Glass é diferente dos demais companheiros por conhecer bem o território em que estão, tendo inclusive passado um tempo entre os membros dos Pawnee, uma tribo indígena pacífica - e teve seu filho, Hawk, com uma das índias dessa tribo.

Durante uma das excursões o grupo é atacado pelos Arikara, tribo indígena violenta que ataca os americanos para roubar as peles que tinham coletado até então. Os membros da excursão fogem às pressas ao serem atacados, deixando boa parte de seus companheiros mortos para trás.



Por ter um filho mestiço, nem todos os sobreviventes confiam em Glass - em especial John Fitzgerald. Mesmo assim, Henry, o líder da expedição, tem plena confiança de que Glass os conduzirá de volta à fortaleza do modo mais seguro possível.

Em meio à jornada, o protagonista é atacado por um urso, que o deixa à beira da morte. Seus companheiros discutem o que deve ser feito com ele: Fitzgerald acredita que o melhor é acabar com o sofrimento e mata-lo de uma vez, já que carregá-lo pode atrasar a volta e ainda aumentar o risco de serem pegos pelos Arikara. Henry é grato ao conhecimento de Glass, e defende levá-lo até o abrigo para que receba o tratamento adequado.


Porém, em meio às adversidades do percurso, Hugh é deixado para trás. Agora, é responsável por si mesmo, de modo que deve enfrentar o impossível para se salvar da morte.

Eu confesso que não achava que ia gostar do filme. Eu só fui mesmo ao cinema para ver a tão elogiada atuação de DiCaprio, que está concorrendo ao Oscar esse ano. Eu sempre adorei o ator e fiquei diversas vezes decepcionada por ele não ter levado o prêmio por interpretações dignas da estatueta. E, realmente, o ator foi ótimo! Não acho que, dentre os filmes que ele fez, esse é o que mais merecia o prêmio, mas sem dúvida ele merece pelo conjunto de tudo que já fez!


E não é só DiCaprio que está concorrendo ao Oscar pelo papel nesse filme, que tem 12 indicações. Entre elas, Tom Hardy, que deixou de fazer "Esquadrão Suicida" por conta de "O Regresso" também está concorrendo à melhor ator coadjuvante; e eu não duvido que o filme leve a estatueta de melhor fotografia.

E, mesmo sem achar que ia gostar do filme, eu saí satisfeita do cinema, e realmente me surpreendi positivamente! Não é um filme que eu veria mais de uma vez, mas sem dúvidas merece ser indicado ao Oscar, não apenas pela atuação, mas principalmente pelo modo que foi filmado - todo à luz natural.