29 de fevereiro de 2016

Leonardo DiCaprio


Agora foi! Finalmente Leonardo DiCaprio recebeu a sua tão desejada - e merecida - estatueta de ouro! E olha que ele fez por merecer! Por mim, o ator já deveria ter levado um Oscar faz tempo: toda vez que o vejo no elenco de algum filme, já quero ver que é praticamente garantido que o filme é ótimo!

Sem dúvidas, ele é um dos atores que mais se dedica à profissão. Ele sempre faz o esforço maior que o necessário, que poucos colegas de profissão também fariam. Em Django Livre, por exemplo, que o ator interpretou Monsieur Candie, ele cortou a mão acidentalmente e, mesmo com o sangue aparecendo, não deixou de viver o personagem, deixando a cena ainda mais intensa e marcante! Outra curiosidade que mostra a sua paixão pela atuação: o ator, vegetariano, comeu um pedaço de carne crua em seu papel premiado, no filme O Regresso! Não dá para falar que ele não merece levar o Oscar para casa, né?


Apesar de nunca ter ganhado o Oscar antes, o ator já ganhou vários outros prêmios - incluindo alguns muito relevantes para o mundo artístico, como o Globo de Ouro (que recebeu 3 prêmios e 11 indicações) e o BAFTA (indicado 4 vezes e levando um prêmio para casa). O ator já foi indicado 5 vezes para o Oscar de melhor ator, por seus papeis em "O que Gilbert Grape está comendo", como coadjuvante, em que atuou junto com Johnny Depp; "O Aviador"; "Diamante de Sangue"; "O Lobo de Wall Street" e, é claro, "O Regresso". Para mim, o ator também merecia ter sido indicado também por outras atuações - e, sem dúvidas, pelo conjunto da obra!

Além de seu trabalho incrível como ator, DiCaprio também trabalha com filantropia, sendo defensor do meio-ambiente. Em 1998, fundou uma ONG dedicada à preservação (Leonardo DiCaprio Foundation), e também participa ativamente de diversos grupos dedicados ao assunto. O ator foi nomeado representante das alterações climáticas pela ONU em 2014 e já fez um discurso sobre o assunto este ano, em Davos. Ainda, ele tem parceria com o Netflix para lançar diversos documentários sobre o tema.

Em seu discurso de aceitação - o único que não foi interrompido -, Leo mostrou seu lado filantropo e defendeu sua luta pela preservação ambiental, tentando conscientizar a todos de que o planeta precisa de nossa ajuda agora - não adianta procrastinar. Ele também elogiou os colegas de "O Regresso", e agradeceu a todos que fizeram ele chegar onde está hoje.

Confira os filmes do ator já resenhados aqui no blog: