14 de fevereiro de 2016

A Mágica da Arrumação

Nome: A Mágica da Arrumação
Autora: Marie Kondo
Editora: Sextante
Páginas: 160


Eu sou uma pessoa relativamente organizada em praticamente tudo, com exceção do meu quarto. Eu não entendo o motivo, mas eu sempre estou arrumando, organizando e reorganizando o tempo todo e nunca está arrumado. 

Por isso, quando vi o método KonMarie, da japonesa Marie Kondo, fiquei surpresa. Seu método é simples e baseado em sentimentos: "esse objeto me traz alegria?". É difícil encontrar um método tão subjetivo, mas, ao mesmo tempo, é fácil escolher quais objetos eu preciso descartar pensando na alegria que esse objeto me traz.

De acordo com Kondo, o método, além de te deixar uma pessoa mais organizada, também te ajuda a se conhecer melhor. Afinal, quando sua casa está arrumada, sua vida tende a ficar mais leve! Em seu livro, ela dá exemplos de alguns clientes que realmente transformaram suas vidas depois de terem descartado e organizado seus pertences: decidiram cortar amizades, mudar de emprego, emagrecer e até terminar relacionamentos, ao decidir que aquilo não era o que realmente queriam.


O livro primeiro explica o método, depois mostra qual é a melhor ordem para descartar aqueles pertences que não te deixam mais feliz e, por fim, ensina como é a melhor forma de organizar tudo de volta, de modo que as coisas nunca mais ficarão bagunçadas de novo.

Uma das regras de Kondo é fazer tudo de uma vez, já que, segundo ela, se você arrumar tudo aos pouquinhos, você vai acabar arrumando todos os dias. O importante é manter as coisas organizadas e, para isso, você precisa fazer uma arrumação para que todos os seus pertences tenham lugar certo.

Eu consegui aplicar bem as regras de Kondo, principalmente para minhas roupas. Percebi que meu guarda-roupas estava lotado de peças que eu já não usava há anos e outras que tinha, mas não gostava de usar. Doei boa parte das minhas roupas, alguns livros e outros objetos, e tenho certeza que elas farão outras pessoas felizes! Agora só preciso manter o que eu já fiz - espero que consiga manter!

Mas preciso dar um aviso: só aplique esse método se estiver com disposição de eliminar os seus pertences. E, é claro, apesar de Kondo dar a entender que se deve jogar fora as coisas, lembre-se que ela mora no Japão - e lá, tudo que é jogado fora é reaproveitado. Então, se resolver que descartar seus pertences para ajudar na organização é para você, não esqueça de doar tudo para quem realmente precisa!