23 de janeiro de 2016

Nova Ordem

Nome: Nova Ordem
Autor: Chris Weitz
Editora: Seguinte
Páginas: 266

Tem spoilers de Mundo Novo. Leia a resenha!


O Ocorrido devastou o mundo. A Doença acabou com o que hoje são os Estados Unidos, exterminando todas as crianças e adultos da América. Os adolescentes que restaram se reuniram em tribos - e um de nossos protagonistas, Jefferson, é o generalíssimo da tribo de Washigton Square.

Em "Novo Mundo", ele e mais alguns garotos da tribo - como Donna, por quem o generalíssimo se apaixonou -, decidiram ir em busca da Cura, para que os adolescentes possam sobreviver e continuar a vida como adultos. Depois de alguns obstáculos, eles a encontram - e, em pouco tempo, são surpreendidos por helicópteros da marinha norte-americana e descobrem que o mundo não acabou: existe um mundo civilizado pós-Ocorrido!

Os militares deixam os adolescentes em confinamento, tentando extrair informações que possam ser interessantes sobre o cenário de Nova York, mas deixam escapar que planejam retomar a cidade após a morte dos outros sobreviventes. Assim, os adolescentes se unem à Resistência, que pretende ajuda-los a levar a Cura para os outros adolescentes. 

Durante a fuga, porém, Donna é deixada para trás. Assim, enquanto Jefferson, juntamente com a Resistência, pretende levar a Cura para os adolescentes de Nova York e estabelecer uma nova forma de governo, Donna é levada para a Inglaterra, onde recebe uma bolsa de estudos em Cambridge em troca de informações que possam interessar a monarquia britânica.

O que os dois não imaginam é que são apenas peões em uma jogada muito maior - que pode deixar a civilização pós-Ocorrido ainda mais rígida e perigosa. Será que eles vão descobrir a tempo e virar o jogo?


Eu já tinha gostado bastante do primeiro livro da série, e também fiquei bem satisfeita com o segundo. Chris Weitz, que trabalha com televisão, sabe bem como deixar nossa imaginação rolar solta e criar ótimos cenários para nós viajarmos. 

Assim como o primeiro, esse livro também é alternado entre as visões de Donna e Jefferson, mas, de novidade, também temos a capítulos narrados por outros personagens, como Kath, Crânio e Peter. Isso aumenta ainda mais a visão que temos do que está ocorrendo no livro - ainda mais porque alguns dos personagens estão em cenários bem diferentes.

Gostei bastante de ver como o mundo evoluiu nos anos pós-Ocorrido, e saber como que o resto do mundo conseguiu sobreviver à Doença, que atacava todos os adultos e crianças. Gostei de ver como Jefferson é determinado e, mesmo sabendo que será difícil, está disposto a deixar o mundo melhor. E, mais uma vez, Chris Weitz sabe exatamente o que fazer para nos deixar ainda mais curiosos quanto ao que vai acontecer no próximo volume! Vale a pena rever os personagens e conhecer esse novo mundo!