20 de janeiro de 2016

Jonathan Strange & Mr. Norrell

Nome: Jonathan Strange e Mr. Norrell
Autora: Susanna Clarke
Editora: Seguinte
Páginas: 824


Inglaterra, 1806. Os magos são considerados sábios no país. Porém, tudo o que faziam era estudar sobre magia: há muito tempo não a praticavam. É então que encontram Mr. Norrell, um homem mais velho, ranzinza e conservador, que revela a capacidade de praticar a magia. 

Com essa habilidade, Norrell se torna influente. Após ser descoberto, sai de sua reclusão e decide ir para Londres com o objetivo de se consolidar como o único mago da Inglaterra e controlar todo o conhecimento mágico do país. Enquanto isso, ajuda o governo britânico a combater Napoleão Bonaparte na guerra que o país trava contra a França.

Jonathan Strange aparece em cena ao descobrir que também possui talento para a magia e, assim, se torna discípulo de Norrell. Strange é carismático e energético e sua personalidade bate de frente com a de Mr. Norrell. Em pouco tempo, começam a se desentender, podendo colocar em risco seu país.

John Uskglass, que não aparece no título, também tem importância para a história - ganhando uma parte do livro dedicada para si. Ele é o precursor da magia na Inglaterra, e conhecido como Rei Corvo. A maior parte dos estudiosos de magia o admira - e com Strange não é diferente. Norrell, porém, despreza o Rei Corvo, de modo que é claro uma das desavenças entre eles.


Ao pegar o livro em mãos e iniciar a leitura, já temos bons incentivos para aumentar as expectativas: na capa, já descobrimos que o livro foi transformado em série pela BBC. Além disso, logo na introdução, Neil Gaiman, renomado autor britânico, tenta colocar em palavras o tanto que apreciou o livro e como Susanna Clarke se tornou, em pouco tempo, uma de suas autoras preferidas.

A autora se inspirou em grandes nomes da literatura inglesa, como Tolkien, Jane Austen, Charles Dickens e Anne Radcliffe, pegando um pouco de cada um deles. O trabalho de 10 anos foi recompensado com o Hugo Award, um dos maiores prêmios do gênero fantástico!


O livro é, na verdade, uma trilogia - o bloco de mais de 800 páginas é separado em 3 partes: uma dedicada à Mr. Norrell, outra à Jonathan Strange e, por fim, uma dedicada à John Uskglass. A escrita de Susanna Clarke é bem gostosa, e me lembrou a de Tolkien, já que ela também conversa com o leitor. Gostei muito do fato da autora mesclar no enredo do livro a magia com os fatos ocorridos e conhecidos na nossa história - como a guerra do Reino Unido contra a França de Napoleão.

Outra coisa que achei bem interessante foram as notas de rodapé - quando o personagem comenta algo de que os leitores não estão inteirados, aparece uma nota de rodapé explicando exatamente o que aconteceu. Isso, apesar de deixar o universo criado por Clarke ainda mais interessante, ao mesmo tempo deixa a leitura cansativa - algumas notas de rodapé são tão compridas que temos que virar a página e depois retornar para continuar a leitura.

De qualquer modo, mesmo sendo um pouco cansativa de vez em quando, a escrita de Clarke sempre nos leva de volta à esse mundo cheio de magia e mistério. Não é a toa que o livro é tão bem recomendado por Gaiman e se tornou uma série! Para aqueles que apreciam uma boa fantasia, vale a pena ler!