29 de julho de 2015

Harry Potter para crianças

Oi, gente!

Outro dia, navegando pela internet, encontrei uma proposta super legal que os estudantes de Design do Centro Universitário Anhanguera de São Paulo fizeram. Para fazer com que as crianças tivessem ainda mais interesse nos livros do Harry Potter, os alunos resolveram sair do convencional, criando um livro pop up. Cerca de 100 crianças receberam o livro para ler... E, tenho certeza, curtiram bastante! 








27 de julho de 2015

25 de julho de 2015

A Herdeira

Nome: A Herdeira
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 392

*Tem spoilers de "A Seleção"*



"A Herdeira" se passa 20 anos depois do casamento de Maxon e América. Sua filha, Eadlyn Schreave será a próxima rainha de Illéa. O país sofreu muitas mudança durante esse período, como a possibilidade de uma mulher ser rainha. A principal mudança, porém, foi o fim do sistema de castas. 

Mas a abolição do sistema de castas também gerou problemas. Apesar das pessoas poderem trabalhar no que quiserem, há dificuldade em encontrar empregos, há discriminação por conta das antigas castas, e ainda há problemas com a moradia e alimentação da população. Illéa se encontra em crise, com grande rejeição da monarquia pelo povo. 

Para acalmar e distrair a população, Maxon e América propõe para a filha uma seleção. Mas Eadlyn sempre sonhou em governar sozinha, sem a necessidade de um homem a acompanhando. Entendendo a situação do país, ela concorda com a Seleção, mesmo que contrariada, prometendo ficar 3 meses com os candidatos, mas não garante que vá escolher um deles. Ela está disposta a espantar todos os candidatos para aproveitar seu governo sozinha. Mas será que vai ser fácil assim dispensar os 35 candidatos?


Eadlyn é o tipo de pessoa que eu não gostaria de ser amiga na vida real. Ela é mimada, egoísta e nunca se esforçou para manter uma amizade. Mas, ao longo do livro, comecei a simpatizar com ela. Parece que, ao ter sua vida pessoal saindo em todas as manchetes do país teve algum efeito sobre ela. De qualquer forma, tenho certeza que profissionalmente ela é bem competente: é a única coisa que ela realmente valoriza. 

Eu gostei de vários dos candidatos. Kile, filho de Marlee, cresceu com a princesa, mas até a Seleção, ela nunca tinha parado para conversar com ele - e o detestava. Henri, um estrangeiro que adora cozinhar e não fala inglês, mas parece estar disposto a agradar Eadlyn no que for. Erik, o tradutor de Henri, não participa da Seleção, mas é uma das poucas pessoas que conseguiu conquistar a amizade da princesa (talvez justamente por não estar competindo por seu coração).

Também adorei rever os personagens da trilogia inicial, mesmo que eles não tenham tido destaque. Eu adorei saber o que aconteceu com Maxon, America, Aspen, Marlee, May... E ver como ficou a relação deles ao longo dos anos. Achei estranho ver America amadurecida e no papel de mãe, mas foi bom saber que ela continua bem.

Eu confesso que sempre que anunciam que alguma série que eu amei está para ter uma continuação eu fico com medo. Será que a qualidade será a mesma? Mas fiquei feliz com o resultado de "A Herdeira". A escrita da Kiera é cativante, e é quase impossível largar do livro durante a leitura. Estou louca para ler a continuação e saber o que acontece com a princesa, e se ela vai realmente escolher alguém com quem passar o resto da vida. E,  para os novos leitores da série, se você não se importar em saber o final da trilogia inicial, dá para começar por "A Herdeira" sem nenhum problema!

22 de julho de 2015

2 Kinds of People


Hoje vou trazer para vocês algumas ilustrações do Tumbrl "2 Kinds of People", que mostra como dá para separar as pessoas em dois tipos. Eu, sem dúvida, me identifiquei em alguma das duas situações! E vocês?










E aí, qual dos dois você faz parte? 

20 de julho de 2015

Lançamentos de Julho/15: Editora Única e Gente



Incrível, de Sara Benincasa: Naomi Rye simplesmente odeia quando chega o verão e ela é obrigada a ficar com sua mãe socialite em East Hampton. Afinal, ela definitivamente não pertence àquele mundo de glamour e adolescentes mimados. No entanto, tudo pode ser diferente neste verão, pois a casa vizinha foi alugada pela linda e misteriosa Jacinta Trimalchio, que sabe como impressionar com suas festas suntuosas e selvagens e, claro, seu badalado blog Incrivel.com. Jacinta tem as próprias razões para se aproximar de Naomi: Delilah Fairweather. O envolvimento dessas garotas poderá culminar em grandes tragédias, e o mundo de riqueza e esbanjação cuidadosamente construído por aqueles jovens ricos poderá cair em pedaços. Naomi agora precisa decidir se está disposta a ser puxada por essa vida que por tantos anos rejeitou, ou se enfim cederá aos encantos da misteriosa e fascinante vizinha.



Hoje vou mostar para vocês os lançamentos das editoras Única e Gente do mês de julho! Vamos conferir? Clique na capa para saber mais sobre cada livro!










Tudo o que você precisa saber sobre MITOLOGIA: Quem nunca se interessou por mitologia que atire a primeira flecha... ops, pedra! A verdade, porém, é que a gente acaba se perdendo entre tantos mitos, tantos deuses e deusas e monstros, tantos nomes e acontecimentos. E vários pontos ficam meio sem resposta na nossa cabeça.
O que vale é a intenção, de Mallika Chopra: Intenções não são meramente objetivos. Elas vêm da alma, de algum lugar profundo dentro de nós, onde temos clareza acerca de nossos desejos sinceros de felicidade, aceitação, saúde e amor.  Todos nós, em dado momento da vida, nos sentimos soterrados pela rotina e pelas responsabilidades. Lidar com o trabalho, cuidar dos filhos, nutrir um relacionamento, gerir a casa... É tanta coisa a fazer em tão pouco tempo que nos esquecemos de prestar atenção em como estamos de fato vivendo. Mallika Chopra quer mudar esse cenário. Por isso, trabalha incentivando homens e mulheres a buscarem mais propósito para si. Nesta tocante narrativa, repleta de altos e baixos e de amor e compaixão, ela nos conduz pelos seis passos para uma vida em que nossas intenções enfim se concretizam.


Tudo o que você precisa saber para ser promovido: 49 segredos e atalhos que a faculdade não ensina para ter foco, produtividade e sucesso. Os 49 segredos que vão salvar sua pele no trabalho e fazer você se destacar de verdade! Para ajudá-lo nesse grande desafio, Geoffrey James, autor reconhecido internacionalmente por sua visão prática sobre o mundo profissional, revela os passos para que você supere suas maiores dificuldades. Esta é a obra que deveria ser leitura obrigatória para qualquer profissão!

16 de julho de 2015

Cidades de Papel (filme)

Para Quentin, todo mundo recebe pelo menos um milagre na vida. Alguns vão para o espaço, outros recebem o prêmio Nobel, alguns são atingidos por raios, outros se tornam ditadores de pequenas nações nas ilhas pacíficas. O milagre dele foi ser ser justamente o vizinho de Margo Roth Spiegelman

Apesar de terem sido amigos na infância, os dois acabaram se afastando com os anos. Margo teve uma vida incrível, sempre passando por experiências inesquecíveis. Quentin só teve uma vida normal, lutando para conseguir notas boas e se divertindo ao lado de seus melhores amigos, Radar e BS. Mesmo com vidas completamente diferentes, Quentin nunca tirou Margo da cabeça, e sempre foi apaixonado pela vizinha.

Já no último ano do ensino médio, quando Quentin achava que já tinha superado Margo, a garota invade o quarto dele, pedindo ajuda para uma missão: se vingar do ex-namorado dela. Ele, é claro, topa, vivendo uma das melhores noites de sua vida. 

Mas, no dia seguinte, Margo desaparece do mapa. Mas, como a garota misteriosa que é, ela deixa pistas para Quentin seguir. E ele vai contar com a ajuda de seus amigos para ir atrás da paixão de infância dele.


O filme é muito bom. Ele foge um pouco do clichê de jovens no ensino médio, ou de sick lits, como o último filme do autor. Apesar de Quentin viver uma aventura por conta do amor que sente por Margo, "Cidades de Papel" é principalmente sobre a amizade, o final do colégio e as dúvidas sobre o futuro. Acima de tudo, mostra que podemos ser felizes, mesmo que acreditemos que essa felicidade deve ser adiada para alcançarmos nossos objetivos maiores.

Margo é o maior exemplo da felicidade no presente: ela é aquela menina meio doidinha que não tem medo de fazer o que for para ser feliz, por mais louco que pareça. E, inspirado por ela, Quentin faz uma das maiores loucuras de sua vida: acompanhado pelos amigos, viaja mais de 24 horas para encontrar a vizinha, sempre seguindo as pistas.

Eu não li o livro ainda - e eu já sei que o final é diferente. De qualquer forma, eu gostei desse final. Estou curiosa agora para saber qual é o original. Também fiquei sabendo que algumas cenas não existem no livro - inclusive uma das que eu mais gostei, dos personagens cantando (até o John Green falou que queria ter escrito essa cena!). Outra coisa que eu achei legal, é uma aparição surpresa - e rápida - no meio do filme. E, pela reação das pessoas na sala do cinema, acho que ninguém esperava essa aparição também.

14 de julho de 2015

Lançamentos Companhia das Letras, Seguinte e Paralela - Julho 2015

Oi, gente!

Hoje vou trazer para vocês alguns lançamentos da Companhia das Letras, da Editora Seguinte e da Paralela. Tem bastante coisa interessante. Se vocês quiserem saber mais sobre os lançamentos, é só clicar na capa dos livros.
Companhia das Letras
 

Livro inédito escrito por Renato RussoSó por hoje e para sempre, mostra um relato escrito ao longo dos trinta e sete dias que passou internado numa clínica de reabilitação, em uma luta contra a dependência química, ideal para os fãs do líder do Legião Urbana. Jules Feiffer, ganhadora de um Pulitzer, um Oscar, um Obie e outras homenagens da National Cartoonist Society e do Writers Guild of America, apresenta agora sua primeira Graphic Novel, que conta a história de cinco mulheres ligadas por um detetive decadente e beberrão. 
Seguinte

Como sempre, a Editora Seguinte me conquista. Dessa vez, o título que está entre meus desejados é Encruzilhada, o primeiro volume da série Pivot Point, de Kasie West. A protagonista do livro é Addison Coleman, que tem uma habilidade especial: investigar destinos. Assim, quando os pais anunciam o divórcio, ela analisa o futuro para escolher se vai morar com o pai ou com a mãe. E percebe que nos dois cenários, seu pai se torna um consultor em um caso de assassinato que pode envolver a garota em um jogo de ameaças com tudo o que importa para ela. 

 Paralela
 

Como ser feliz (ou, no mínimo, menos triste), de Lee Crutchley apresenta perguntas divertidas e instruções surpreendentes para ajudar os leitores a verem a vida com novos olhos, e redescobrir os prazeres simples que trazem alegria. Quem, eu?, de Fernando Aguzzoli, por sua vez, conta a história de Fernando Aguzzoli, que abriu mão do emprego e dos estudos para cuidar de sua avó, Nilva, diagnosticada com Alzheimer. Da convivência dos dois surgiram momentos divertidíssimos, histórias e confidências que o neto resolveu compartilhar em uma página criada no Facebook, que comoveu centenas de leitores e conquistou milhares de fãs. Quem, eu? chega agora em forma de livro! Não deixe de ver o booktrailer:

12 de julho de 2015

Instagrams Diferentes #15: Pokémons fofos


Você está cansado de fotos com comidas, animais e paisagens no seu instagram? Eu sei que todo mundo  adora postar esse tipo de foto (inclusive eu), mas de vez em quando cansa, né? Por isso, separei alguns perfis que inovam e mostram coisas diferentes! Cada post que eu fizer vou postar um novo perfil e algumas fotos deles para vocês!

Quem aqui é fã de pokémon? Eu sou. E, acredite se quiser, eu gosto mais daqueles fofos do que dos poderosos (hahah)! Por isso, quando vi os desenhos no instagram do canadense Randy C, do perfil @itsbidy, não pude deixar de compartilhar com vocês, em mais uma edição do "Instagrams Diferentes" (fazia tempo que eu não postava um instagram legal para vocês seguirem aqui no blog, né?).








Tem muito mais lá no perfil dele, não deixem de dar uma olhada!


8 de julho de 2015

Divertida Mente


Você já parou para pensar o que se passa dentro de uma mente humana? Os nossos sentimentos estão sempre lá para nos ajudar: alegria, tristeza, raiva, nojo, medo. Eles trabalham em um centro de controle para nos ajudar a decidir como vamos reagir a cada momento, receber nossas memórias e decidir qual será essencial para cada momento de nossas vidas.

A memória é o que traça a personalidade da pessoa, e por isso é tão importante que elas sejam bem administradas. Cada memória-chave, ou seja, as memórias mais relevantes para nós, foram uma "Ilha de Personalidade" em nossa mente, que mostram como realmente somos. No filme, cada memória é representada por uma bolinha, que é colorida de acordo com o sentimento ligado à ela. No final de cada dia, todas as memórias são sugadas por um tubo e enviadas para o longo prazo, para serem utilizadas apenas quando for necessário.

Riley, nossa protagonista, tem seu cérebro comandado pela Alegria. Ela tenta ter certeza que todos os momentos de Riley tenham algum sorriso no rosto e não entende o motivo da existência da sua colega mais antiga: a Tristeza. Por outro lado, a Alegria sabe muito bem quais são os papeis da Raiva, da Nojinho e do Medo, que ajudam a garota a conseguir o que quer quando se sente injustiçada, a evitar comer alguma coisa estragada e não se machucar.



Tudo parece estar perfeito na vida de Riley até que, quando a garota está com 11 anos, uma grande reviravolta acontece: sua família sai de uma pequena cidade gelada no Minessota com destino à ensolarada e grande São Francisco. E, é claro, que isso causa uma confusão na cabeça da garota. Os sentimentos não entendem o motivo daquela mudança ocorrer - e Alegria tenta ao máximo manter o ânimo de Riley. Para piorar a situação, a Tristeza descobre uma nova habilidade: transformar memórias felizes em tristes.

O que, para o telespectador, é um sintoma natural da saudade, para Riley e seus sentimentos é algo novo, que nunca foi experimentado. Por isso, há uma grande dificuldade em lidar com o assunto. No final do primeiro dia de aula em São Francisco, Alegria e Tristeza se envolvem em uma discussão sobre o motivo pelo qual a Tristeza está se utilizando de sua nova habilidade nas memórias-chave de Riley e, sem querer, ambas - junto com as principais memórias da garota - são sugadas pelo tubo e enviadas para o longo prazo. A partir de então, as duas devem se unir para voltar ao centro de controle, enquanto Riley é controlada apenas por Raiva (que praticamente assume o controle), Nojinho e Medo. 


Eu me diverti muito com o filme. A Disney Pixar mais uma vez acertou, colocando uma animação em que os sentimentos estão no controle de nossa mente. E, é claro, a realidade de tudo deixou o filme ainda melhor! Eu fico imaginando que sentimento que teria controle sobre a minha mente e quais seriam as minhas Ilhas de Personalidade. Será que a gente conseguiria adivinhar assim?

É legal também pensar que a crise toda vivida por Riley também é consequencia da fase que ela está passando: a pré-adolescência. Muita gente teria a mesma reação que a garota na situação dela. Além de tudo, é interessante ver a relação entre a Alegria e a Tristeza, e perceber que uma não pode existir sem a outra. E essa lição é vista em diversos lugares: como a própria Hazel diz em "A Culpa é das Estrelas", sem a dor não reconheceríamos o prazer!

Vale muito a pena assistir. Divertida Mente vai entreter a todos: não é uma animação feita apenas para crianças, mas para qualquer um que queira se divertir com mais um filme da Disney.