9 de dezembro de 2015

Os Bons Segredos

Nome: Os Bons Segredos
Autora: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Páginas: 408

Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, Peyton. Quando ele estava por perto, toda a atenção se voltava para ele. Ele entrou na adolescência já dando problemas: se envolveu com bebidas e drogas, fazendo com que os pais, preocupados, dessem ainda mais atenção para ele. Uma noite, Peyton se envolve em um acidente trágico, em que, bêbado, deixou um garoto paraplégico e, como consequência, é preso.

Para fugir da sombra do irmão mais velho, Sydney decide mudar de escola. Ela carrega sozinha a culpa pelo acidente provocado pelo irmão. Seus pais insistem que Peyton é apenas uma vítima, e se recusam a reconhecer seu erro.


Tal é a atenção em Peyton que eles permitem que Ames, um dos melhores amigos do garoto, fique o tempo todo ao lado de Sydney, sem perceber o que a garota realmente acha dele. Ames tem um ar sombrio, assusta Sydney com sua intimidade, mas aos olhos de seus pais ele é um bom amigo e ótima companhia para a família. Na cegueira dos pais por Peyton, não conseguem ver a ameaça que Ames é para Sydney.

Na nova escola, Sydney é acolhida pelos Chatam. Eles são uma família bem diferente da dela. Layla, que em pouco tempo se torna a melhor amiga de Sydney, é viciada em batata-fritas (de verdade), pirulitos, ama ler romances melosos e manuais de instrução. Mac, o irmão dela, é super inteligente e estudioso, e está sempre com algum petisco saudável e sem graça nas mãos. A família é proprietária da Seaside, uma pizzaria que faz entregas e que tem uma pizza deliciosa! 

A família, apesar de acolhedora, também tem complicações: a Sra. Chatam tem esclerose, o que faz com que toda a família se reveze para cuidar dela; e a irmã mais velha, Rosie, também teve problemas com drogas, por conta da pressão que sofria por conta da patinação profissional. Além dos Chatam, Sydney também faz amizade com Chuck, um garoto egocêntrico mas divertido, que faz de tudo para sua banda - da qual Mac faz parte -; e Irv, um garoto alto, grande, que está sempre comendo.

Sydney finalmente se sente uma pessoa por si só, sem viver como uma sombra do irmão. Seus novos amigos completam os seus dias, fazendo finalmente ela se sentir única. Quando chega em casa, porém, a garota é invadida pela solidão, já que seus pais dedicam quase todo seu tempo no filho preso.


Até então, ainda não tinha livro nada da Sarah Dessen e, posso dizer, ela não me decepcionou. A autora é uma best seller de Young Adults lá fora, e não é a toa que é tão querida pelos leitores. Ela consegue narrar de forma envolvente e colocar temas delicados de modo que eles são.

O livro mostra como a amizade é importante para todos. Ter um amigo de verdade faz com que você não se sinta sozinho nos momentos de mais dificuldade. Sydney, por meio de seus novos amigos, descobre a sua própria identidade, descobre quem realmente é.

Os personagens são super construídos. Todos tiveram uma história de vida difícil e conseguem lidar com isso de sua própria maneira. Cada um deles, em especial Sydney, Layla e Mac, conseguiram me conquistar facilmente.