19 de dezembro de 2015

Estrelas perdidas

Nome: Estrelas perdidas
Autora: Claudia Gray
Editora: Seguinte
Páginas: 446

Há muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante...


No isolado planeta Jelucan, uma grande novidade anima a população: o império finalmente chegou para que eles possam integrar realmente o resto da galáxia. O planeta é dividido entre as pessoas do vale, que são íntegras e cumprem tudo aquilo que se comprometem a honrar; e as pessoas de segunda leva, que têm mais dinheiro e tem uma vida mais tranquila. É muito difícil os dois grupos se misturarem.

Por isso, a amizade de Ciena Ree e Thane Kyrell é única. Ela cresceu como uma garota do vale, aprendendo a valorizar a honra e a tradição; ele, de segunda leva, era diferente de seus iguais, e não concordava com as atitudes do pai violento.

Desde que eram crianças, os dois sonhavam em pilotar grandes naves - e o império podia ser a melhor forma de realizarem esse sonho. Assim, passam a infância e adolescência treinando juntos para realizarem o sonho de se unirem ao império como oficiais.

O sonho de se tornarem oficiais do império foi realizado. Infelizmente, as diferenças políticas acaba os afastando. Enquanto Ciena acreditava que deveria levantar o lado bom do império, permanecendo fiel; Thane se desaponta a cada missão, e acaba desertando e se unindo à Aliança Rebelde. Será que mesmo estando em lados diferentes, ainda ficarão unidos como sempre foram?


O livro se passa durante os eventos ocorridos na antiga trilogia de Star Wars, os episódios IV, V e VI. Por isso, acabamos reencontrando, mesmo que de passagem, alguns dos nossos personagens mais queridos: a princesa Leia, Darth Vader, Han Solo e Luke Skywalker. 

Assim, vemos acontecimentos que já conhecemos pelos filmes de outro ponto de vista. Nos filmes, vemos as ações principais, mas no livro vemos muito do que aconteceu para que aquelas ações dessem mesmo certo.

O final do livro também é interessante, pois nos dá dicas de onde o episódio VII vai começar. Mesmo assim, eu sinto que o livro ainda precisa de uma continuação: o final ficou aberto, creio que para não estragar a surpresa do mais novo episódio da série.

De qualquer forma, mesmo aqueles que não acompanharam o filme conseguem entender tranquilamente o que acontece no livro - é uma história totalmente independente! E tenho certeza que Ciena Ree e Thane Kyrell vão conquistar a todos, assim como os protagonistas da trilogia!