29 de dezembro de 2015

A Bailarina Fantasma

Nome: A Bailarina Fantasma
Autora: Socorro Acioli
Editora: Seguinte
Páginas: 192


Anabela tem uma vida diferente das outras meninas de sua idade. Ela mora, junto com seu pai, na Travessa do Anjo, a casa mais antiga da cidade, um cantinho tradicional no meio de um mar de edifícios modernos e sempre apreciou as pequenas belezas da vida. Sua mãe, Melinda, faleceu quando a garota tinha apenas 7 anos, mas ela ficava feliz que a mãe estava no Lugar Melhor e sempre que possível, dava um jeito de enviar cartas e bilhetes para ela.

Um belo dia, seu pai, Marcelo, chegou com três ótimas notícias para a garota: 1. ele havia sido escolhido como arquiteto responsável pela reforma do Teatro José de Alencar; 2. ela poderia acompanhá-lo todas as tardes; e 3. eles iriam comemorar assistindo um balé naquele mesmo dia.

O Theatro José de Alencar é o mais antigo de Fortaleza e, como tal, é envolto por lendas. Vários funcionários e pessoas que lá trabalharam dizem que, com frequência, são visitados pelo fantasma de uma bailarina, sempre vestida de azul. Ela aparece sempre em meio à uma brisa gelada, e sempre diz, entre passos de balé, que precisa ensaiar.

Com Anabela não foi diferente. Na apresentação daquela noite, ela percebe uma bailarina que se destacava, dançando de maneira tão bela e tão leve que parecia voar. E ela não demorou a perceber que era a única a enxergar a linda bailarina vestida de azul no palco.

A garota descobriu que a bailarina, Clara, tinha a vida completamente ligada à história do teatro, e precisava que alguém não tivesse medo de suas aparições para fazer um último favor, para que ela finalmente pudesse descansar em paz. Mas Anabela, assustada, não tinha certeza que poderia ajudar a bailarina. O que poderia acontecer?


Eu gostei muito do livro! Ele é daqueles que você consegue ler inteiro em poucas horas. É só pegar uma tarde livre e mergulhar naquela história, ir para Fortaleza por meio das páginas e desvendar o mistério dessa lenda verídica, descobrindo o que prende a bailarina ao Teatro.

Socorro Acioli conseguiu explicar bem a lenda, assim como escreveu a história de forma fluida e envolvente. O livro é dividido em atos, e nos deixa bem dispostos a continuar, conhecer Anabela, seu mundo, ver a história de Clara e nos apaixonar por ela. A editora Seguinte também está de parabéns: a cada novo ato, o livro mostra algumas imagens, a letra é de um tom de roxo gostoso de ler e os capítulos são divididos por páginas coloridas! A edição está um arraso!