8 de novembro de 2015

Depois do que Aconteceu

Nome: Depois do que Aconteceu
Autora: Juliana Parrini
Editora: Suma de Letras
Páginas: 344


Por 13 anos, Isabel Maia estava ao lado do amor de sua vida, Alex Simonelli. Eles eram apaixonados e nunca imaginaram que poderiam viver separados algum dia. Mas esse dia chegou, e, por algum motivo, os dois não estão mais juntos.

O término do noivado com Alex foi difícil para Isabel. Ela ficou um ano sem vontade de viver, lembrando dele em tudo. Só saía de casa para ir ao trabalho como fotógrafa, e vivia de delivery para se alimentar. Ela nem cogitava sair para se divertir e aproveitar a vida.

Depois de perceber que sua depressão estava também afetando seu pai e suas melhores amigas, as gêmeas Luci e Lua, ela decide mudar, passando a adotar o lema de nunca andar com passos de caranguejo.

Com esse lema em mente, Bel vai para São Paulo com o pai para um final de semana transformador. Ela faz uma tatuagem de fênix, representando seu renascimento; renova o cabelo; reencontra sua odiosa tia Silvia e seus primos; e até consegue um encontro com um estranho de olhos azuis translúcidos com quem esbarrou em plena avenida Paulista!

De volta ao Rio, Isabel está pronta para recomeçar com o pé direito, mas não deixa de pensar no paulista, Daniel Clark. Ela nunca imaginou que seus pensamentos iriam para outro homem além de Alex! E ela fica ainda mais surpresa quando ele aparece de surpresa em seu estúdio de fotografia. Eles realmente tinham alguma conexão inexplicável.

Bel, porém, não esperava que o paulista que não saía de sua cabeça era, na verdade, noivo de sua prima, Marcela. O que ela faria agora? Racionalmente, sabia que deveria afasta-lo. Porém, não adianta negar a atração que existe entre eles. Isabel não quer mais sofrer, mas essa decisão não é fácil.


O livro intercala a narrativa atual, após o término do noivado entre Bel e Alex; e o passado, mostrando como era o relacionamento dos dois, culminando no motivo pelo qual eles não estão mais juntos. Isso fez com que o livro ficasse dinâmico e aumentou ainda mais a minha curiosidade para saber, simultaneamente o que aconteceu e o que acontecerá com a Isabel.

Eu adorei os personagens! Eu confesso que fiquei um pouco incomodada com a mania da Bel de contar pontos. Toda vez que acha que levou a melhor, ela diz: "Ponto para mim!". Mas, tirando isso, fico feliz que ela tenha conseguido virar a página e continuar a vida. Ela é realmente alguém especial, de quem eu adoraria ser amiga.

As gêmeas também são incríveis! Com certeza, com amigas como elas, você nunca vai ficar para baixo. Lua é espontânea, e tem aquele pingo de loucura que todo mundo precisa de vez em quando. Luci é mais responsável, sempre pesando os dois lados das ações que são tomadas. Morro de vontade para ser convidada para comer pizza no apartamento da Bel junto com o grupo de amigas!

Assim como Luci, eu fiquei um pouco desconfiada de Daniel desde o início - ele se apaixonou pela Isabel rápido demais e ficou obcecado pela protagonista. Mas, ao longo do livro, deu para ver quem realmente ele é, e ver que ele é realmente uma boa pessoa. Alex, por sua vez, parece ser um fofo, e realmente amava Isabel. Dá para entender bem o motivo pelo qual os dois se separaram e o ponto de vista dele sobre isso. Sua situação é mesmo difícil.

Eu viciei na escrita de Juliana Parrini. Ela consegue nos fazer sentir dentro da cabeça de Isabel de um modo que parece que nós somos mesmo grandes amigas. A vida de Isabel é cheia de altos e baixos: quando tudo parece estar indo bem, acontece alguma reviravolta que nos deixa com o coração nas mãos. E o final não podia ser diferente, e faz com que o leitor fique ainda mais ansioso para a continuação da história! Preciso logo dessa continuação!