23 de outubro de 2015

Perdido em Marte - o filme


Mark Watney é um botânico da NASA que está em missão em Marte. Sua tripulação o abandona no planeta depois de dá-lo como morto durante uma forte tempestade que os fez abandonar o planeta.

Horas depois, Mark acorda. Ele se vê sozinho, em um planeta desconhecido, sem contato com a Terra, com suprimentos e equipamentos limitados. Mas, ao contrário do esperado, Watney não se deixa desesperar. Ele se mostra sempre otimista, com um ótimo humor, e aproveita de seu conhecimento de botânica e engenharia para conseguir ainda mais suprimentos para sobreviver.


O botânico consegue dar um jeito de criar água em Marte e, assim, plantar batatas o suficiente para que possa sobreviver por mais tempo. Também conseguiu, por meio de uma mistura de cálculos, fitas adesivas e os equipamentos presentes, entrar em contato com a NASA e provar que estava bem e vivo.

Enquanto isso, na Terra o mundo se surpreende ao descobrir que o astronauta Mark Watney estava vivo. E a NASA fará de tudo para que ele consiga voltar vivo para casa. Tudo menos arriscar a vida do resto da tripulação, que poderia voltar para Marte caso soubesse que Mark não tinha morrido na tempestade.


Eu gostei muito do filme. É incrível ver como Mark luta pela sobrevivência, nunca perdendo o otimismo e o bom humor, por mais difíceis que as coisas pareçam. Sem dúvidas Mark seria uma ótima companhia quando você estiver em desespero. O filme mistura no ponto certo o suspense e o humor - e grande parte deste ocorre graças ao astronauta perdido!

A atuação de Matt Damon é ótima. E, de verdade, nenhum dos autores peca durante o filme. "Perdidos em Marte" é baseado no livro homônimo de Andy Weir, publicado no Brasil pela Editora Arqueiro. Achei legal que o filme foi lançado na mesma semana que descobriram água no planeta vermelho! Pena que a Terra não sabia disso ainda quando Mark se perdeu em Marte!

Sem dúvidas vale a pena assistir! Nesse filme, você não se sentirá sufocado como no caso de Gravidade. E, sem dúvidas, torcerá para que Watney consiga sobreviver apenas com o que tem no planeta e sua inteligência!