28 de agosto de 2015

Resenha premiada: Encruzilhada

Nome: Encruzilhada
Autora: Kasie West
Editora: Seguinte
Páginas: 295

 
Addison Coleman vive em um Complexo Paranormal escondido no meio do Texas destinado à pessoas que têm habilidade mentais, como telepatia, telecinese, entre outros. Addie tem a capacidade de investigar destinos. Assim, sempre que tem que tomar alguma decisão, ela pode analisar quais serão as consequências de suas escolhas e seguir o melhor caminho. Quando seus pais decidem se divorciar, Addie tem que escolher entre continuar vivendo no Complexo com sua mãe, ou ir para o mundo dos Normais, e viver com seu pai.

No complexo, Addie ficaria com sua mãe, com quem não tem o melhor dos relacionamentos. Mas, ao mesmo tempo, estaria com Laila, sua melhor amiga, e a ajudaria a lidar com seu pai, que é viciado em drogas e com o traficante Veneno, que está ameaçando Laila para que seu pai pague o que deve.
Nesse futuro, ela começaria a se envolver com Duke, o quarterback e garoto mais popular da escola, e alguém com quem nunca pensou em se envolver. A parte ruim desse envolvimento é a amizade entre Duke e Bobby, o garoto que convidou Addie para o baile, e que, se tivessem ido juntos, teria tido um resultado traumático, de acordo com a investigação da garota.


No mundo Normal, Addie estaria com seu pai, com quem sempre se deu bem, e que, agora, é agente do FBI. Lá, ela tem que mentir para todo mundo fingindo ser uma garota sem capacidades mentais mais avançadas, e conhece Trevor, um garoto fofo com quem logo sente uma conexão. Ele era o quarterback da escola até sofrer uma grave lesão no ombro após jogar contra a antiga escola de Addie, o que atormenta a garota: será que não foi por acaso? Também nessa realidade, Addie dá uma espiada nas investigações de seu pai – um homem, apelidado de ‘Veneno’, acusado de matar uma garota no complexo.

Assim, não é somente relacionamentos que aparecem nas investigações de Addie: tem algo muito estranho acontecendo no Complexo, e, independente do caminho que escolher, isso vai afetar diretamente a garota.

 
A autora conseguiu escrever os caminhos que Addie poderia tomar de modo envolvente, mostrando como os caminhos se unem e como muitas coisas continuariam iguais, mesmo que fossem tomados caminhos diferentes. Isso nos dá aquela água na boca, aquela curiosidade para continuar a leitura, saber logo como tudo se conecta e como Addie tomará a melhor decisão para seu futuro.

Addie é uma personagem ótima. Ela é viciada em leitura e gosta de basear seus atos de acordo com o que lê nos livros. Ela não toma decisões impensadas e sempre faz as coisas conforme o que acredita ser melhor. A escolha entre os dois caminhos é difícil – e Addie sabe que tem que tomar as ações necessárias para fazer a escolha racionalmente. Gostei muito não apenas de Addie, mas também de todos os outros personagens. Eles são todos bem construídos, com seus altos e baixos como todo mundo real tem.

Eu fiquei feliz em saber que terá continuação, mas posso afirmar que é possível ler somente esse livro e ficar satisfeita, pois o final é realmente um final. Abre porta para esperar que tudo tenha ocorrido como nós gostaríamos. Mas, de qualquer forma, quero ter certeza que realmente aconteceu dessa maneira, de modo que eu vou ler a continuação, pois, sem dúvidas, vale a pena!

Agora uma surpresa para vocês! Teremos sorteio do livro! Para participar, é só fazer um comentário válido e preencher essa entrada no formulário Rafflecopter. Se vocês quiserem chances extras, curtam as páginas do blog e do Own mine no Facebook e no Twitter!


E que a sorte esteja sempre ao seu lado!