4 de abril de 2015

Produtividade Máxima

Nome: Produtividade Máxima
Autora: Tamara Schwambach Kano Myles
Editora: Sextante
Páginas: 192


Esse vai ser um ano bem puxado para mim. Como é meu último ano em direito, preciso equilibrar meu tempo entre as aulas, as provas, o estágio, a prova da OAB, o TCC, a ginástica, o blog e a vida pessoal. Pois é, muita coisa. Muitas vezes, eu vejo passar um dia atrás do outro e percebo que deixei de fazer algumas coisas que deveria ter feito, ou faço a famosa procrastinação e acabo deixando aquele fichamento para fazer um dia antes da entrega. 

Quando vi que a Sextante lançaria um livro que poderia me ajudar a melhorar a minha organização e, consequentemente, melhorar minha produtividade, não pensei duas vezes e já quis atacar. 

Tamara Myles é brasileira, mas vive há anos nos EUA. Após sair de uma grande agência publicitária para cuidar de sua primeira filha, ela percebeu que estava impaciente e que precisava fazer alguma coisa. Como sempre foi muito boa em organização e administração de tempo, Tamara decidiu que começaria a trabalhar com isso. 

Assim, após muitos casos de sucesso, ela elaborou um método que pode ser facilmente aplicado à diversos casos: a produtividade máxima. De acordo com esse método, a produtividade é consequência de uma pirâmide com 5 patamares. A base é a organização espacial, que é seguida de organização eletrônica, gerenciamento do tempo, alinhamento entre atividades e objetivos e, por fim, a possibilidade.


Após responder um questionário e descobrir em que nível eu estou em cada patamar, o livro começa a explicar cada um deles, sempre com exemplos práticos da vida da autora, de modo a nos ajudar a aplicar cada nível da pirâmide em nossa vida. 

Assim que comecei a ler o livro, fiquei impressionada com a facilidade na leitura. Eu já sabia que precisava de ajuda nesse sentido, mas sempre tenho rancor, nesse tipo de livro, pois raramente aproveito a leitura de verdade. Geralmente, acho maçante e enrolo ao máximo para ler. Nesse livro, isso não aconteceu. A linguagem é de fácil entendimento e o método pode ser aplicado facilmente em nosso dia-a-dia, independente de como você leva sua rotina. 

Eu tenho certeza que o método de Myles vai me ajudar a passar por esse ano de forma menos turbulenta e, sem dúvidas, mais proveitosa! Já comecei a aplicar algumas de suas dicas e, apesar de ter um pouco de dificuldade em mudar meus hábitos, consigo perceber que já há uma diferença!