29 de abril de 2015

Demolidor


Matthew Murdock perdeu a visão em um acidente quando tinha apenas 9 anos. Seu pai, Jack Murdock, era lutador de boxe e sempre incentivou seu filho a estudar para ter um futuro melhor que o dele. Quando Matt fica cego, ele faz de tudo para ajudar na adaptação - inclusive vencer uma luta em ele deveria perder propositalmente para receber dinheiro, só para que seu filho sorrisse com sua vitória. E isso, infelizmente, torna-se a causa de seu assassinato. 

Órfão de pai, Matthew volta a apresentar dificuldades em se adaptar, inclusive pela necessidade de aliviar sua raiva. Apesar de ter perdido a visão, os outros sentidos de Matt se aprimoraram: ele consegue ouvir o que acontece a quarteirões de distância, além “enxergar” o ambiente em seu entorno sem precisar de olhos para ver, quase como um sonar.

Nesse momento, ele é encontrado por Stick, um velho cego que tinha as mesmas habilidades que Matt, só que conseguia controla-las muito melhor. Ele ensinou o garoto a não ver a cegueira como algo ruim: ele teve a visão por 9 anos; ele sobreviveu ao acidente que o cegou. E era sim possível viver sem problemas mesmo sem enxergar com os olhos. Assim, o garoto aprende a lutar, nunca deixando de estudar como seu pai o incentivara. 


Anos depois, Murdock se forma com honras em Direito na Universidade de Colúmbia. Junto com seu melhor amigo, Foggy Nelson, abre um escritório no bairro em que nasceram e cresceram, Hell's Kitchen, com a esperança de trazer um futuro melhor e garantir que os injustiçados consigam ter seus direitos assegurados. 

Logo em seu primeiro caso, conseguem salvar Karen Page de ser indiciada por assassinato que não cometeu. A garota foi encurralada pela Union Allied, empresa em que trabalhava, por ter descoberto um grande esquema de corrupção. Mas não é por causa do medo e das ameaças que ela deixou de agir, ou vai parar de investigar

Matt também percebe que a lei raramente é cumprida, principalmente quando metade da polícia foi comprada, assim como bons escritórios de advocacia, juízes e políticos. Por isso, decide usar as habilidades que aprendeu quando ainda era criança para combater a corrupção e o crime em Hell's Kitchen.


Quem me conhece sabe que sou fã de super-heróis. E eu realmente adorei quando soube que "Demolidor" viraria uma série da Netflix, pois poderia ficar ainda mais tempo viajando e conhecendo esse mundo criado pela Marvel. 

Charles Cox está ótimo como o justiceiro cego, conseguindo mostrar alguém que, apesar de ter um lado sombrio e secreto, consegue manter uma amizade e conquistar as pessoas. Foi ótimo saber como Matthew se tornou o Demolidor e como ele faz para alcançar a justiça, por meios jurídicos ou não.

Para os que são fãs de heróis e da Marvel, como eu, não esperem mais para assistir os episódios. A Netflix realmente caprichou na produção da série, conseguindo passar o mundo sombrio e perigoso em que Matt vive.


Imagens de Marvel.com.