20 de março de 2015

Turismo: Paris

Eu amo Paris. E tem como não amar? Acho francês uma língua muito bonita - e lá você ouve em qualquer canto. A cidade, além disso, tem um charme único! Seus prédios, todos baixos; o Sena, atravessando a cidade; a torre eiffel, que não cansa aos olhos... Eu já visitei a cidade mais de uma vez e não pensaria antes de voltar mais uma vez para Paris. Que tal mostrar um pouquinho para vocês o que faz a cidade ser tão atraente?

Não tem como ir a Paris e não ver a Torre Eiffel. Eu a acho maravilhosa e não canso de olhar. A torre foi construída para a Exposição Universal de 1889, feira que comemoraria os 100 anos da Revolução francesa, e seria uma estrutura temporária, a ser demolida depois de 20 anos. Porém, graças à sua altura, que permitia a transmissão de rádio, a torre permaneceu em pé. Com certeza é uma atração imperdível em Paris. Para subir, o valor varia de 3 (para crianças de ate 11 anos subindo de escada) a 15 euros (para adultos que queiram ir até o topo).


O Arco do Triunfo foi construído por Napoleão Bonaparte, após ter vencido mais uma batalha. A partir do arco, várias avenidas foram construídas – entre elas, a famosa Champs Elysee –, de modo a fazer dele um centro. O preço para subir varia de 6 a 9,50 euros. Menores de 18 anos e membros da União Europeia menores de 25 entram gratuitamente. Antes de entrar, saiba que não há elevador – e a atração já começa com uma grande escada (no total, são 284 degraus!) –, mas a vista compensa, sem dúvidas! 


Sacre Coeur
Uma das igrejas mais bonitas de Paris – na minha opinião, ganha até da Notre Dame. Por mais que eu não tenha gostado de “Cidade e as Serras”, do Eca de Queiroz, é desse livro que eu lembro quando subo lá. Em um dos capítulos, Jacinto sobe no local onde seria construída a igreja e admira Paris crescendo. E não é à toa. A cista lá de cima é maravilhosa! Mais uma vez, conseguimos ver Paris toda! A entrada na basílica é gratuita.
Uma das vezes que fui à catedral, havia nevado muito em Paris. Eu achei super legal que no lugar em que se encontra a escadaria (que, como dá para ver pela foto, é enorme), tinha tanta neve que fizeram uma pista de esqui por lá! Achei super engraçado o pessoal subindo para a igreja (tem um funicular ao lado) com material de esqui na mão!


Louvre
O Louvre abriga diversas obras famosas e de várias épocas diferentes – como a Mona Lisa, a Vênus de Milo e A Liberdade Guiando o Povo – e por causa disso, adquiriu fama mundial. O museu ficou ainda mais conhecido depois da construção da pirâmide de vidro em sua entrada, de modo a contrastar com as construções antigas de Paris. Embaixo da Pirâmide da entrada, há outra pirâmide, invertida, também conhecida. O museu fecha todas as terças, e é gratuito no primeiro domingo de cada mês. A entrada varia de 12 a 16 euros, dependendo de que partes serão visitadas. Menores de 18 anos e moradores da União Europeia menores de 25 entram gratuitamente. Importante saber que é impossível visitar o museu inteiro em um só dia – então não esqueça de planejar a sua visita antes de começar! 

* Os valores são de outubro de 2014