21 de março de 2015

Primeiras Impressões: A Playlist de Hayden



Enredo
Sam acorda na casa de seu melhor amigo, Hayden, e percebe que há alguma coisa errada. Ele não ronca, tem uma garrafa de vodka vazia ao seu lado e uma caixa de comprimidos tarja preta também vazias. Além disso, um pendrive com a mensagem "Para Sam. Ouça. Você vai entender."

Os próximos 8 capítulos mostram Sam começando a aceitar a morte do amigo e tentando, ao máximo, voltar a viver normalmente, mesmo sem Hayden ao seu lado. Vemos um pouco da sua vida em casa, na escola, e na cidade em que mora.

Personagens
Sam é o protagonista do livro. Logo no primeiro capítulo, ele acorda na casa do melhor amigo, Hayden, e percebe que o amigo está morto. Ele é um garoto tímido, que tem vontade de fazer novos amigos, mas não consegue se ver em nenhum outro grupo. Ele é um nerd, adora jogos de RPG online, sua loja preferida é uma dessas que vendem gibis e bonecos. Ele também é apaixonado por música.

Hayden se suicida logo no primeiro capítulo. O garoto tinha uma vida difícil: seus pais eram terríveis, seu irmão, junto com mais dois amigos, não hesitavam em pegar em seu pé e humilha-lo, e ele iria repetir todas as matérias da escola. Sam era, aparentemente, seu único amigo - e o único com quem poderia contar para deixar a playlist suicida.

Astrid é uma incógnita. Ela é uma garota simpática, um pouco nerd, que, de alguma forma, conhecia Hayden. A menina percebe a situação difícil em que Sam se encontra e sabe que precisa ajudar. 

Minhas impressões
Eu gosto bastante de livros nesse estilo. Percebi que tenho lido bastante livros que se relacionam com o tema 'morte' na adolescência - como dá para perceber com livros como "Por Lugares Incríveis", "Carta de Amor aos Mortos", "Reconstruindo Amelia". Esse tipo de leitura é ótimo para nos fazer refletir sobre nossa própria vida e ver que é possível ter força para continuar, mesmo quando tudo parece estar dando errado

Uma coisa que também me chamou a atenção foi a própria playlist criada por Hayden. Tem músicas que gosto bastante como "One", do Mettalica, "Pumped Up Kicks", do Foster the People, e "Mad World", de Gary Jules (que, por coincidência, em uma saudade que me deu de "Donnie Darko" - que por sinal é citado no livro com grande spoiler do final -, eu tinha baixado um dia antes do livreto chegar em casa). Também achei bem legal o fato de os capítulos, cada um nomeado com uma música da playlist, incluem de alguma forma a banda que toca o título no meio do texto.

O livro será lançado no dia 06 de abril!