25 de março de 2015

Insurgente (filme)

Esse final de semana, assisti ao filme "Insurgente". Posso dizer que, depois de ver o trailer, estava bem curiosa quanto ao filme. Afinal, a maior parte das cenas que aparece no trailer não existe no livro. Agora, posso afirmar que o filme não é uma adaptação boa, mas, mesmo assim, é um filme bom.

Não deixe de ler a resenha do primeiro filme, Divergente e do livro, Insurgente!
Faça seu teste de facções!


O Filme
O filme tem início no momento em que acaba "Divergente". Tris, Quatro, Peter e Caleb se abrigam na Amizade durante o tempo que conseguem, de modo que Tris deve aturar seu modo de vida (que, para ela, não é nada agradável). Perseguida por suas culpas - tanto de matar um de seus melhores amigos, como também de ter visto seus pais se sacrificando em seu favor -, Tris fará de tudo para se vingar de Jeanine.

A líder da Erudição, por sua vez, está em busca dos divergentes para que eles possam abrir uma caixa, que guarda um segredo vindo de seus fundadores. Para isso, ela começa a caçar todos os divergentes encontrados nas 5 facções - e não teme em usá-los como meras cobaias para seu experimento.

Ao longo de sua jornada para encontrar Jeanine, Tris e Quatro se deparam com os sem-facção, que planejam se rebelar contra as facções; também passam a conhecer mais sobre a história de Tobias, que reencontra sua mãe; vemos traições e encontros inesperados.

Tudo isso em meio a muita ação e ótimos efeitos especiais, completando com uma atuação muito boa de Shailene Woodley, Theo James, Ansel Elgort (eu adorei como ele incorporou Caleb da erudição, sem coragem para fazer muitas das coisas que a irmã fazia), Miles Teller (que brilhou como Peter) e todos os outros atores.



A Adaptação (Cuidado! Pode ter spoilers - se não quiser ler, pule para o final!)
O filme tem enormes mudanças em relação ao livro. Vou falar algumas delas aqui, pois acho difícil que me lembre claramente de todas. 

Enquanto no filme, o relacionamento de Quatro e Tris é a única coisa que continua firme e forte na vida de Tris, no livro não é bem assim. Parte disso se dá pela falta do pai de Tobias, Marcus, no filme. Como a garota não age pelas costas do namorado, se unindo ao seu pai (a quem ele odeia), não tem muito conflito entre eles. 

Também senti a ausência de personagens importantes para o livro. Nele, Tris faz boas amizades na audácia - com Uriah, Marlene, Shauna, Lynn, Cara... Eles meramente aparecem no filme. Uriah tem uma cena (em que nem percebemos o quão amigos eles são) e Marlene só tem seu nome citado por conta de uma cena em específico (que eu não vou falar aqui para não dar spoilers). Além disso, Tori, que é uma das personagens que tem papel mais forte no livro, também tem uma participação super fraca no filme.

Outra coisa que chama a atenção é a caixa. No livro, Jeanine quer encontrar divergentes para criar um soro que possa controla-los. No filme, ela quer abrir uma caixa e, para isso precisa encontrar alguém que é 100% divergente. Acontece que essa pessoa não seria a Tris, já que a protagonista só tem aptidão para 3 facções, né? Além disso, se houvesse aquela arma para identificar a qual facção cada um pertence, não teria motivo pelo qual as pessoas deveriam passar pelas simulações quando fossem escolher sua facção, teria?

O final do filme também deixa uma dúvida: como irão adaptar a continuação? Todo mundo de Chicago foi direto para a cerca. Mas ela estava aberta? Além disso, a mulher do vídeo não se identificou como Edith Prior - essa foi uma das partes que mais me chocou no final do livro!

Enfim, uma última coisa que me fez falta foi a cena do pão da amizade! Tem cena mais amor que aquela? Queria muito ver a Tris se declarando para o Quatro toda alegre e abobalhada! Tenho certeza que todo mundo riria!