4 de março de 2015

Boyhood


Quando eu era criança, achava que eles esperavam os atores crescerem para continuar os filmes. Realmente acreditava que pegavam a atriz ou ator quando ainda pequeno, esperavam anos e só então continuavam as filmagens. Confesso que fiquei chateada quando descobri que não era bem assim.

Então, vocês imaginam  a minha felicidade quando descobri que um filme tinha realmente feito isso, né? Assim que descobri que lançariam um filme que realmente levou 12 anos para ser filmado, e que tinha pego os mesmo atores durante todo esse tempo, a curiosidade já bateu - e a vontade de assistir o filme só cresceu!


O filme mostra a vida de Mason (Ellar Coltrane) desde os seus 6 anos até ele entrar na faculdade, com 18. Ao longo a história, vemos sua relação com a irmã, Samantha (Lorelei Linklater), com os pais, Mason (Ethan Hawke) e Olivia (Patricia Arquette) com os amigos e com as garotas.

O que eu achei legal é que o filme não tem nada de extraordinário. Não tem nada lá que não pode ter acontecido com você ou algum conhecido. O que é mostrado são acontecimentos corriqueiro, nosso cotidiano mesmo. Irmãos pegando no pé um do outro, pais tentando ter 'a conversa', namoros, festas...


Para isso, ao longo dos anos, o diretor Richard Linklater filmou pequenos curta-metragens. O filme, por conta disso, conta com 143 cenas diferentes! O filme, que tem quase 3 horas de duração, passou rápido. Nos sentimos tão envolvidos com a normalidade da vida de Mason que, quando percebemos, já estamos indo para a faculdade junto com ele!

Com certeza, foi ótimo ver todos os atores crescendo juntos! O filme é incrível. Não só pela ousadia e ideia inovadora do diretor em filmar durante 12 anos, mas também pela capacidade de fazer um filme que mostra o nosso cotidiano sem que fique uma coisa chata. Realmente, vale muito a pena assistir!


Curiosidades
- Apesar do filme ter sido gravado ao longo de 12 anos, foram apenas 39 dias de filmagem!
- Ellar Coltrane usa 72 diferentes cortes de cabelo ao longo do filme.
- Lorelei Linklater, que interpretou Sam, é filha do diretor. 
- Os namorados de Lorelei e de Ellar na época das gravações fizeram pequenas aparições no filme.
- Lorelei Linklater quis desistir do projeto, pedindo para que sua personagem morresse ao longo da história. Seu pai negou, afirmando que seria muito drama para a história.
- Ethan Hawke estrelou 20 filmes nesse período.