25 de fevereiro de 2015

Whiplash: Em Busca da Perfeição


Andrew Neiman faz de tudo para ser conhecido como um dos melhores bateristas do mundo. O garoto guiou toda sua vida para alcançar esse objetivo. Ele nunca perdeu tempo com amigos, namoro, usa seu tempo livre para treinar e agora está no conservatório musical Shatter, o melhor dos Estados Unidos. 

Com seu esforço, Neiman consegue entrar na melhor banda do conservatório, a Studio Band, comandada pelo maestro perfeccionista Terence Fletcher. O professor quer encontrar entre seus alunos o próximo grande nome do jazz e, para conseguir isso, utiliza-se de meios controversos. O professor não hesita em xingar, oprimir ou até jogar objetos quando seus alunos não acertam o ponto. Para ele, os grandes músicos só surgem após esse tipo de incentivo!


Miles Teller realmente deu seu sangue para esse papel. Ao longo do filme, vemos o protagonista sangrando enquanto treina a bateria - e parte disso aconteceu de verdade. Miles toca desde os 15 anos, mas teve que dar ainda mais duro depois de descobrir que faria esse filme. As filmagens, que muitas vezes aproximavam do rosto do protagonista, deixaram claro o esforço do ator, que suava enquanto batucava nos tambores.

A dinâmica entre o ator e J.K. Simmons, que interpretou Fletcher, também é ótima! Podemos perceber que o protagonista ao mesmo tempo respeita e teme seu professor. Simmons também dá um show como o maestro. Ele nos faz ficar com raiva e, ao mesmo tempo, perceber a grandeza de sua figura. Não é a toa que levou a estatueta de melhor ator coadjuvante.


Fletcher também nos faz pensar na educação nos dias de hoje: será que os professores estão deixando passar o melhor das pessoas? Será que eles não são rígidos o suficiente? Com certeza, não precisam ser que nem o maestro, mas às vezes deixam passar o potencial das pessoas...

O filme é bom, vale a pena assistir! Não apenas para quem gosta de música - e, em especial, para quem gosta de jazz. Eu confesso que achei um pouco parado, pois o cenário não mudava muito. Mesmo assim, a atuação é tão boa que consegue nos segurar até o final!