7 de fevereiro de 2015

Projeto 52 x 5: Mundo contemporâneo


E o projeto está quase chegando ao fim! Semana que vem será o último post e, sem dúvidas, é um dos meus favoritos! Agora, o tema dessa semana é sobre coisas que me incomodam no mundo contemporâneo! Vamos lá?

A dependência da tecnologia
Eu fico imaginando o que aconteceria se por um colapso toda a energia do mundo acabasse. Sem mais celulares, internet, blogs, nem nada desse estilo. É claro que a tecnologia é ótima para gente. Mas e a dependência que todos nós temos no nosso celular? E se um médico, que só aprendeu a fazer determinada coisa por conta da tecnologia, de repente se vê obrigado a clinicar sem ela? Difícil, heim? 

Necessidade de ser "O melhor"
Acho que para conseguir o que quer, a pessoa tem que ser 'a melhor' naquilo hoje em dia. Você precisa se esforçar demais para ser boa o suficiente para aquilo que quer. Por causa disso, todo mundo passa a ocupar seu tempo apenas com o que precisa fazer profissionalmente e acaba deixando a vida pessoal um pouco de lado. Sério, não pode isso! A vida profissional é importante, claro, mas não é a única coisa que é importante na vida! Isso também gera outro problema:

A diminuição da infância
Hoje em dia as pessoas estão tão preocupadas com o futuro que nem as crianças têm tempo de ser crianças. Elas têm que começar a fazer logo aulas de línguas (para assim, já ter tempo para ser fluente em algumas quando a hora chegar), ser boa em algum esporte e começar a pensar no que vai ser bom para seu futuro desde cedo. Não sei se é por isso, mas as crianças começam a amadurecer mais rápido. Ao invés de sair brincando de boneca até tarde, elas já começam a pensar em namoro, beijo e esse tipo de coisa muito antes do que isso poderia até passar pela minha cabeça!

Exposição excessiva e manipulação da verdade
Não basta fazer, tem que mostrar que fez. Isso ficou ainda mais forte com as redes sociais. Sabe aquela coisa que você odiou fazer semana passada? Você vai lá e posta no facebook uma foto como se tivesse sido a coisa mais legal do mundo! Além disso, todo mundo posta tudo no facebook - sem nenhum filtro. Isso pode ser até perigoso, gente.

Comecei a seguir o projeto por causa do blog La Vie d'Lee. Depois, vi que outros blogs também começaram a acompanhar! Não deixem de dar uma olhada no projeto da Dany, do A Thousand Lifetimesa Ana, do Roendo Livros, a Carla, do Depois que eu Mudei e a Roberta, do Livros e Cores