25 de janeiro de 2015

Turismo: São Paulo

Como vocês sabem, eu sou de São Paulo... E eu adoro minha cidade! Como toda cidade grande, São Paulo nunca para - sempre tem coisas novas e diferentes para fazer, e lugares novos para conhecer! Mesmo assim, tem alguns lugares clássicos que todos os turistas fazem questão de visitar!

Eu já disse aqui que de vez em quando, recebo estrangeiros em casa, né? E, quando isso acontece, geralmente faço alguns programas bem turísticos para que a pessoa possa conhecer um pouquinho mais da minha cidade! Resolvi fazer um Top 5 com alguns dos passeios que costumo fazer com os turistas por aqui!


Mercadão + 25 de março + Torre do Banespa (metrô São Bento)
Três em um. Uma das coisas que os turistas mais querem fazer em São Paulo é passear pela 25 de março. Para o programa não ficar só nas compras, vale a pena parar para almoçar no Mercadão - cerca de 2 ou 3 quarteirões de distância da 25 de março -, famoso pelo sanduíche de mortadela e pelo pastel de bacalhau! 
Também lá perto, subindo pela Ladeira Porto Geral (que também é super famosa pelo comércio), você encontra a torre do Banespa, um dos prédios mais altos da cidade, e que tem uma vista linda! É possível subir no prédio entre as 10 e 17hs, de segunda a sexta, mas vale a pena chegar cedo, pois a fila é comprida!


Liberdade (metrô Liberdade)
A liberdade é um lugar super gostoso de passear. Tem várias lojinhas com coisas fofas - papelaria, comidinhas, produtos de beleza (não deixe de passar na Ikesaki), etc - e, durante os finais de semana, tem uma feirinha na praça principal (que fica logo na saída do metrô) com várias coisas legais. 
Para quem gosta de pastel, lá fica uma das melhores pastelarias da cidade, a Pastelaria Yoka - e vale a pena experimentar. Se você for de manhã e quiser comer pãezinhos e afins, vale a pena dar uma passada na Bakery Itiriki, uma padaria em que você pega o que quiser, coloca em uma bandejinha e depois vai comer. Os dois ficam na Rua dos Estudantes, um na frente do outro!


Beco do Batman (metrô Clínicas ou Vila Madalena + caminhada/ ônibus)
A Vila Madalena, por si só, é um bairro bem legal: as casas são bonitinhas, tem vários bares para você ir a noite e é um ótimo lugar para passear a pé e descobrir cada vez uma coisa nova. Um dos lugares que eu mais gosto do bairro é o Beco do Batman, um beco que tem todas as paredes grafitadas. Os desenhos são lindos e, entre uma ida e outra, sempre tem um desenho novo. O lugar é muito legal para tirar fotos - não tem como não saírem lindas!


Call Parade na frente do MASP, na Avenida Paulista

Avenida Paulista (metrô Consolação, Trianon/Masp ou Brigadeiro)
A Avenida Paulista é o coração de São Paulo. Por lá, você encontra de tudo: artistas de rua, gente arrumada para trabalhar, gente que só está passeando, skatistas... É realmente divertido observar a diversidade de gente que passa pela paulista! Além disso, a Avenida é cheia de prédios bonitos, obras de arte que chegam e vão embora (como a Monica Parade ou a Call Parade), lojas baratas, lojas caras, cafés, livrarias (se você gosta de ler, tem que dar uma passada na Livraria Cultura da Paulista!), restaurantes, centros culturais e museus. Realmente, a Paulista tem uma vida própria!


Parque do Ibirapuera (metrô Ana Rosa + caminhada/ ônibus)
Um programa que eu acho muito legal é passear pelo Parque do Ibirapuera. Afinal, a selva de pedras tem também um tantinho de verde, né? O parque é muito gostoso para passear, andar de bicicleta, fazer algum esporte (há pistas de cooper e quadras de basquete) ou até mesmo fazer um piquenique, tomar uma água de coco e ficar observando o lago, os cisnes, a cidade. Além de tudo, o parque tem vários museus: o MAM, a OCA, o museu Afro Brasil e, além de exposições periódicas e eventos no parque e no auditório. Vale muito a pena dar uma passadinha por lá!

E aí, você conhece São Paulo? Quais são seus pontos turísticos favoritos? Não deixem de comentar!