26 de janeiro de 2015

Laços de Sangue

Nome: Bloodlines: Laços de Sangue
Autora: Richelle Mead
Editora: Seguinte
Páginas: 450


Vampiros existem. E a existência deles é muito mais complexa do que imaginamos. Eles são divididos em dois grupos: os moroi, que são mortais, e os strigoi, os vampiros imortais sedentos de sangue que tanto tememos. Há ainda os dampiros, resultado de uma união entre humanos e vampiros, guardiões que têm como missão apenas proteger os moroi. 

A humanidade não tem conhecimento de que vampiros realmente estão por aí, graças aos alquimistas, seres humanos cuja função é, justamente, esconder os vampiros de nossos olhos, lidando com situações que poderiam ocorrer no dia-a-dia. 

Sydney Sage é uma alquimista, e acabou de receber uma missão um tanto peculiar: acompanhar Jill, a irmã da nova rainha moroi, em um ensino médio humano, a Escola Preparatória Amberwood. Tudo isso para evitar um colapso da hierarquia moroi: a rainha deve ter família para continuar em seu cargo. E, por conta disso, Jill passou a sofrer ataques com o intuito de matá-la. 

A alquimista, que perdeu parte de seu status na profissão após ter ajudado uma dampira a fugir da prisão, está disposta a fazer de tudo para voltar a ter a confiança de seus superiores. Principalmente para que sua irmã, Zoe, não precise substituí-la.

O problema é o modo que terá que realizar sua função: todos os envolvidos terão que se passar por uma família. Assim, Sydney passa a ser irmã de Jill, de Eddie, o dampiro guardião da princesa, Adrian, um vampiro cuja função lá não é tão conhecida, e Keith, o alquimista superior à Sydney, que é o que menos gostaria de ter como irmão no grupo.

Após conviver um pouco mais com os seres sobrenaturais, Sydney percebe que eles não são tão ruins quanto os alquimistas a faziam acreditar. E, assim, a garota começa a se aproximar cada vez mais dos vampiros que conhece.

Ao mesmo tempo, outros problemas começam a se acumular na vida de Sydney. Amberwood parece ser fã de tatuagens que dão poderes especiais para as pessoas - assim como as tatuagens que os próprios alquimistas usam no rosto -, e ela está disposta a descobrir o que realmente está aconteceno por trás disso.


Eu gostei bastante do livro. Sydney é uma personagem bem diferente. Desde criança, sendo treinada como alquimista, teve uma visão sobre os vampiros - e percebemos que, ao longo do livro, ela muda bastante a sua cabeça sobre sua própria profissão. Ela nunca esteve acostumada a conviver entre pessoas de sua idade, já que foi educada em casa, então é engraçado vê-la tentando interagir com seus colegas na escola. 

O livro mostra diversos personagens interessantes. Rose Hathaway, a dampira que colocou Sydney na confusão em que esteve envolvida; Keith, um alquimista que tem rixa com a protagonista, mas que deve trabalhar em conjunto; o pai de Sydney, que é seco e não mostra afeto pela filha; Adrian Ivashkov, um vampiro baladeiro e irreverente que acompanha a missão de longe e ajuda quando coisas estranhas começam a acontecer na escola. E, é claro, impossível resistir à seu charme - o que faz com que Sydney tenha uma relação de amor e ódio com ele...

O livro é o primeiro de uma série spin-off da série Academia de Vampiros, mas mesmo quem não leu a série original (como eu) consegue entender perfeitamente o que está acontecendo por ali. Quem já era fã da série, pode matar as saudades, já que vários personagens aparecem ao longo da história. Com certeza recomendo! É um mundo vampiresco diferente do que estamos acostumados, e que sem dúvidas vale a pena conhecer!