18 de outubro de 2014

Infinity Ring: Um Motim no Tempo

Nome: Infinity Ring: Um Motim no Tempo
Autor: James Dashner
Editora: Seguinte
Páginas: 248


O mundo está quase entrando em um cataclismo. Terremotos, furacões e outros desastres naturais são comuns nessa era comandada pela SQ. Todos esses desastres são resultados das fraturas que ocorreram ao longo dos anos, ou seja, são resultados de eventos históricos que não ocorreram da forma como deveriam. Essas mudanças na história também afetam o psicológico de cada um: por conta delas, muita gente tem reminiscências, um sentimento triste em que a pessoa sente falta de algo que nunca teve. E, além disso, as fraturas foram essenciais para que a SQ chegasse exatamente onde estava.

Os Guardiões da História são um grupo - criado por ninguém menos que Aristóteles - que tem como função corrigir as fraturas existentes até então. O problema é que, para isso, precisariam de um dispositivo para viajarem no tempo. Assim, acompanham secretamente vários cientistas - entre eles os Smyths -, tentando mante-los longe dos olhos da SQ, que faria de tudo para impedir que o passado fosse corrigido.

Dak e Sera estão no ensino fundamental e são melhores amigos desde que se conhecem como gente, e ambos são gênios. Dak conhece cada evento histórico de cor e salteado; Sera tem os conhecimentos mais profundos de física, como se já tivesse até doutorado na área.

Dak é o filho dos Smyths, e jamais imaginaria no que seus pais estavam trabalhando. Um belo dia, consegue a chave para o laboratório deles, e resolve levar a melhor amiga para fazer uma visita lá. É aí que encontram o Anel do Infinito, um projeto quase finalizado que é, na verdade, um dispositivo de viagem no tempo. Com seus conhecimentos, Sera consegue encontrar o que estava faltando para a máquina começar a funcionar.

Depois de testar o anel, por algum equívoco, os pais de Dak se perdem no meio do tempo. Enquanto isso, ele e Sera voltam ao presente e são surpreendidos pelos Guardiões da História. É então que recebem a missão de voltar ao tempo, corrigir as fraturas e fazer com que o mundo volte ao seu rumo. Para isso, receberão a ajuda de Riq, um adolescente especialista em línguas, e um leitor eletrônico que dará as pistas para que consigam chegar nos destinos corretos.

O primeiro destino é a Espanha. Eles devem garantir que a América seja descoberta por Cristóvão Colombo. Para isso, terão que driblar os Guardiões do Tempo - que trabalham para a SQ -, se infiltrar na nau do descobrimento e, ainda, evitar um motim! Será que vão conseguir cumprir sua missão?


Quando descobri que o livro relacionava viagem no tempo com eventos históricos, já coloquei na lista dos desejados! Assim que recebi o livro, ele pulou rapidinho para o primeiro da fila - não tinha como não ler logo!

Eu gostei bastante dos personagens, apesar de acha-los um pouco prodígios demais (com 5 anos, a Sera ja estava estudando fisica... Tipo, oi???). A relação entre Dak e Sera e bem construída – e dá para entender bem o motivo dos dois serem tão amigos, apesar dos interesses diferentes. Riq também é um personagem interessante – e consegue entrar (quase) bem entre os dois amigos. Além disso, confesso que fiquei morrendo de vontade de ter a mesma habilidade dele: ele tem muita facilidade em aprender novas línguas (e isso com certeza me ajudaria, já que eu quero ser poliglota haha).

Viajar no tempo junto com eles foi uma ótima experiencia! Assim como Dak, eu fiquei mais do que animada em sentir a história na minha própria pele, ver como as coisas como eram, a roupa que vestiam e, ainda, conhecer personalidades como Cristóvão Colombo!

Eu com certeza recomendo o livro! Ele tem uma leitura bem gostosa, nos da vontade de conhecer melhor cada personagem e viajar para todos os cantos do tempo e do mundo com eles! O livro e infanto-juvenil, mas acho que, pelo historia, todos deveriam ler!