22 de outubro de 2014

Geek Love: O Manual do Amor Nerd

Nome: Geek Love: O Manual do Amor Nerd
Autor: Eric Smith
Editora: Gente
Páginas: 204


Você se considera um nerd e sonha em conseguir um Player 2 para sua vida? "Geek Love" é o livro para você! Ao longo de 7 capítulos Eric Smith faz um guia completo - e repleto de referências geek - para que seu namoro dê certo, desde como chegar em alguém, o que você deve vestir, como agir no primeiro encontro e depois dele, até um possível término ou um final feliz! Tudo provando que a cultura nerd pode, sim, ajudá-lo a conquistar seu Player 2!

O livro é um manual, mas não espere que seja aquelas coisas técnicas e chatas. Ele é um bate papo entre o autor e o leitor. Além disso, as várias referências ajudam com essa proximidade - se você curtir Mario Bros, Game of Thrones, Batman, Senhor dos Aneis, Harry Potter, World of Warcraft, Call of Duty, The Big Bang Theory, esse livro com certeza vai te conquistar! Ele prova que os jogos e filmes que tanto amamos podem sim trazer uma ótima lição de relacionamentos, e mostra o que devemos ou não fazer, sempre nos levando a algum exemplo do mundo geek.

"Se tiver sido sortudo o suficiente para encontrar aquela pessoa especial, espero que ela se torne a Hermione de seu Rony, a Vampira de seu Gambit, ou quem sabe, a Pepper Potts de seu Tony Stark." - pag. 204

Vale dizer que a Editora Gente está de parabéns! O trabalho gráfico do livro é maravilhoso! Há várias ilustrações no estilo jogo de videogame (16-bit). O início de cada capítulo traz ilustrações, tijolinhos e ainda mais referências. Isso com certeza contribui para que o livro seja ainda mais dinâmico.

O livro é destinado à homens, portanto tudo vem no masculino e parte das dicas não são muito úteis para as mulheres (por exemplo, ele mostra como se vestir com 'modelos' masculinos), mas desde o início, Eric deixa isso claro, dando um "Recado para a Garota Nerd".

Também achei legal que o autor ressalta que a internet nem sempre é uma vantagem. As redes sociais podem sim atrapalhar um relacionamento (ele até deu como exemplo Howard Holowitz e Glissinda, a Troll). Ele fala em que momento os nerd tem que deixar de lado as tecnologias para viver a vida real - e, com certeza, são dicas úteis para aquele que não sai do celular para nada!

Sinceramente, não recomendaria para alguém que não tem conhecimento - pelo menos mínimo - do mundo dos games, quadrinhos ou livros, já que será difícil de entender as inúmeras referências feitas ao longo do manual. De qualquer maneira, eu - que, confesso, não peguei todas as referências -, achei o livro bem divertido, e acredito que possa mesmo conter algumas dicas úteis para os nerds de plantão.  Portanto, para alguém que tem o mínimo de conhecimento do mundo nerd, com certeza vale a pena ler!